sábado, 2 de julho de 2011

Roteiro para Três Dias - 1º dia



Nossa Senhora Dama de Paris
          Então, foi dada a partida.  Vou apresentar o primeiro roteiro – para 3 (três dias).

1º dia: início – 15 horas. (Não se descabele – estamos em pleno verão, que teve início em 21 de junho, assim, os dias são bem longos, clareando por volta das 7h e escurecendo por volta das 21h 30min.). M 4, (carmim) sentido Porte de Clignancourt – saltar na estação Saint. Michel – Fontaine Du Davioud (uau, que foule!); atravessar o Quai des Grands Augustins e, cruzando pela Pont de la Tournelle, sobre o Rio Seine (Mon Dieu, o Bateau Mouche lá a diante e a Notre Dame!), da Rive Gauche para a Rive Droit, alcançando a Île-de-la Cité (haja coração!) – Cathédrale de Notre-Dame de Paris – Marco Zero,

Praça em frente, sobre o Parvis; Hôtel Dieu (hospital mais antigo, à direita) – em frente, Prefeiture de Police – Palais de Justice (Sainte Chapelle) – Conciergerie – Pont Neuf – passando por trás do Musée Du Louvre, alcançar a Rue de Rivoli – para a direita, a Comédie Française e o Palais Royal com seu belo jardim.  Retornando, entrar pela primeira arcada do Museu do Louvre – a Pyramide; cruzando sob o Arc Du Triomphe du Carrossel, atravessar o Jardin du Carrossel e entrar no Jardin des Tulleries (ao final do jardim, à direita, o Museu Jeu de Paume e, à esquerda, o Museu de l’Orangerie) – Place da La Concorde  ("Nossa, o que estou vendo?!  Não acredito! Lá longe, à esquerda, a Tour Eiffel?! Vou ter um piripaque!") – continuando em frente (não, deixe eu esfregar os olhos – a via triunfal, Les Champs Élysées, e, ao fundo, o Arc de Triomphe de l'Etoile. Sob o Arco, olhar para o lado oposto do Champs Elysées - Eis lá o Arco de La Défense.   Pegar o M 2 (azulão) sentido Nation – saltar na estação Pigalle – Moulin Rouge – caminhar até a estação Anvers, pelo Boulevard de Rochechouart, satisfazendo sua curiosidade, sim, porque você está numa espécie de Distrito da Luz Vermelha, em Amsterdã. – Museu do Erotismo, sex-shops, clubes de strippers, salas de videos-pornôs e muito mais, além de uma parafernália de luzes e gente de todo o Mundo – subir, à esquerda, para embarcar no Funiculaire de Montmartre - veja Paris do alto.  Ela estará acendendo suas luzes.  Basilique de Sacré Couer.  Sair e contornar, à direita, para alcançar a Place de Tertre (dos pintores e caricaturistas). 
Sacré Coeur

Ufa!  Jantar no La Bohéme – de preferência, sentando do lado de fora.  Aqui parece uma filial do Brasil (fazer o quê?).
Curta esta maravilha!
Fonte: http://www.goear.com/

Caminhar um pouco vendo o interessante comércio local.  Sorvete e crepe são boas pedidas, para fechar a noite.  Retornar ao funicular,  Pegar o M 2 (azulão) em Anvers e saltar uma estação depois – Barbés Rochechouart (ou, se preferir, seguir a pé) e fazer a conexão no M 4 (carmim), sentido Porte d’Orleans, até Alésia.
Agora, um banho reparador e cama,  veja a acomodação de um twin no hotel Ibis Alésia-Montparnasse.

Iolanda Lopes de Abreu

Um comentário:

Aninha disse...

Estou amando seu blog!!!! Recebo por e-mail e estou guardando tudo para não perde nada. Bjinhos.