quinta-feira, 16 de junho de 2011

"Meia Noite em Paris"

Meia Noite em Paris é o primeiro longa-metragem, de Woody Allen, totalmente rodado na charmosa Paris, que estréia amanhã, dia17 de junho, no Rio de Janeiro.  Um filme de amor à Cidade Luz, com tudo que ela tem de bom.  Não percam!

Iolanda Lopes de Abreu

Quantos dias ficar em Paris?

Quantos dias ficar em Paris?
Às vezes, você não tem este poder de decisão, porque está atrelado ao estabelecido no pacote turístico que adquiriu e, quando percebe, ficará por lá apenas três dias, neles incluídos check-in e o check-out do hotel, com direito ao “city tour” incluído no seu programa. Outras, você está programando-se num pacote de férias para as grandes capitais da Europa e resolve, ao fracionar a viagem, separar cinco dias para curtir Paris. Ou, de repente, você já viajou tanto pelo Mundo à fora, e agora quer se dedicar a Paris, fazendo dela um ponto de apoio para girar por ali pertinho e esticar até outras cidades da França, disponibilizando uma semana para a capital.  Vai que você é aquela pessoa descoladona e pode permanecer vinte dias, onde tudo é mágico.   Não importa a quantidade de dias.  O interessante é que você saia daqui com uma, vamos dizer assim, planilha do que ver, fazer e curtir, no seu espaço de tempo. Tenha em mente que um planejamento será a mola mestra do seu aproveitamento do que Paris e seu entorno têm a oferecer.

Sobre como dispor destas quantidades de dias, postarei mais adiante.  Mas, vá pensando e pesquisando.  Hoje, você tem um elemento especial em mãos.  Um buscador da Internet.  Pesquise. Encontro turista, quase sempre, num ponto turístico, aflito a me perguntar. E ali, não é o cemitério tal?  Devo ir lá?   Amigos, na Cidade Luz, eu não sei o que há mais, se é cemitério (e não há um que não tenha gente importante descansando ali) ou museu (cada qual com seu enfoque de interesse – pode ser o das bonecas, do vinho, o Dorsay e, por aí vai).  Então, quem está viajando pela primeira vez e quer conhecer o máximo, no mínimo de tempo, deve ter em mente o que é mais valioso acessar, ao preparar o roteiro.  Exemplificando: você quer conhecer a Catedral de Notre Dame?  Está localizada na Ile de La Cité, que é banhada pelo Rio Sena, onde podem ser vistos os bouquinistes, no Quai des Grandes Augustins, com suas barracas.  Saindo da Catedral, à direita, está o Hôtel Dieu – é o Hospital mais antigo de Paris, e um braço da Faculdade de Medicina da Universidade de Paris-Descartes e, veja que interessante, tem lá dentro um cemitério, onde reconhecerá nomes importantes. À frente da Catedral, sob a praça (onde está o marco zero da cidade), a Cripta Arqueológica de Paris.   Quanta coisa, numa pegada só!  Mas não acabou aí, pois pertinho estão a Saint Chapelle, dentro do Palácio da Justiça, e a Conciergerie.  Organize-se.  Isto é básico para não ficar indo e vindo, perdendo seu precioso tempo.

Iolanda Lope de Abreu