quarta-feira, 6 de julho de 2011

Roteiro para Três Dias - 3º dia.

          Despertar às 7h, tomar o café da manhã às 7h 30min. e sair do hotel às 8h – Caminhar até o M 4 (roxa), estação Alésia, da Linha Porte d’Orleans/Porte de Clignancourt, no sentido desta última e saltar em Denfert Rochereau, para embarcar no M 6 (verde), Linha Nation/Charles de Gaulle/Étoile, no sentido desta última, e saltar na estação Trocadéro.  Mon Dieu!  A Tour Eiffel como estou cansado(a) de ver!  Será miragem?  Ora, eu não iria deixar você ir embora sem fotografar, deste ponto, o mais conhecido cartão postal da Cidade Maravilhosa (Êpa!!!)  e plano de fundo do meu blog.   


          De frente para a torre, à esquerda, o Palais de Chaillot, à direita, o Musée de l’Homme, ladeado por estátuas douradas (não há nenhuma com controle remoto na mão – Iolanda, olha a irreverência!).  Ir descendo.  Vendedores de miniaturas da torre, a “rapaze” de dança de rua, malabaristas, de tudo um pouco.   Após as escadarias, Le Jardin de Trocadéro, à esquerda, o Aquarium de Paris (imperdível – ficará para quando você vier com mais tempo) e,
atravessando a Pont d’Iena (fotografar o Sena - na foto abaixo, uma navette e um ponto de embarque para passeios fluviais),
ela, majestosa, La Tour Eiffel.  Subir?  Nem pensar, porque seu tempo é curto.  Fotografar de todos os ângulos que puder, inclusive do Champ de Mars, de onde esta foto foi tirada.

          Embarcar no Car Rouge, no ponto existente em frente à Pont d’Iena, no Quay Branly, para aproveitar o segundo dia do passe, saltando na Ópera Garnier.  Fotografar, por fora, e contornar a casa de Espetáculos, até alcançar as Galerias Lafayette (aberta das 9h 30min. às 20h, de lundi au samedi; até 21h, le jeudi),  40, Bd. Haussmann, porque eu sei que você está indócil para comprar perfumes, mas, uma vez lá, não pode deixar de olhar para o alto, bem no setor destes, para apreciar a belíssima cúpula, de vitrais. 
O Détax – O Détax nada mais é do que o reembolso de 12% (doze por cento) do valor total de suas compras, que lhe é feito, desde que te-nha comprado acima de 170 euros, e cujo valor  poderá ser-lhe entregue   no   aeroporto (não aconselho - a fila é enorme e o serviço lento) ou depositado em sua conta bancária, se feito anteriormente, cumprindo todas as formalidades (apresentação de passaporte, prenchimento de documento especial para este fim etc.), numa loja onde tenha comprado.  As Galeries Lafayette têm um setor especialmente para este atendimento.
          Embarcar no M 5 (rosa), estação La Fayette, da Linha La Courneuve/Place d’Italie, no sentido desta última e saltar na estação Gare de l’Est, para fazer a conexão com o M 4 (roxa), da Linha Porte de Clignancourt/Porte d’Orleans, no sentido desta última, e saltar na estação Alésia.  Dar uma passadinha no Carrefour (bem próximo do hotel) e comprar o que você estiver imaginando em levar para casa (observados os limites de peso de bagagem*.  Chegar ao hotel, meia hora antes do check-out (14h), para tomar um banho rápido e retirar seus pertences do apartamento.  Aguardar o transfer, no lobby do hotel, contabilizando o seu AMOR pela Cidade Luz.
Iolanda Lopes de Abreu