terça-feira, 12 de julho de 2011

E se você precisar...

... de comprar uns postais para enviar aos amigos?  As bancas de jornais, em Paris, parecem-se muito com as existentes no Brasil.  Umas são grandes e vistosas, outras, de menor porte, mas todas têm, à venda, postais, mapas, guias turísticos, periódicos, livros e uma infinidade de excelentes publicações, passando pelos jornais.  Há também lojinhas que vendem tudo isto mais guloseimas, cigarros, chocolates, refrigerantes e também o que não dá para relacionar, de tanta variedade.  O importante é que, na sua primeira caminhada, você já adquira os postais, para, na primeira paradinha, escrever em alguns e, logo que esbarrar numa agência dos Correios locais, postá-los, para não perder tempo depois, procurando a Poste.

... de postar sua correspondência?  La Poste, este é o nome dos Correios, na França e a cor referencial também é a amarela.  Todo bairro tem uma agência.  Você chega à agência mais próxima do hotel que elegi, saindo pela Rue des Plantes, no sentido Rue d'Alésia.  Ao chegar nesta, atravesse-a e caminhe uns dez metros para a esquerda.  Eis o endereço: 14, Rue d'Alésia.  Serviços self-service nas agências, mas todos os atendentes, de um modo geral, têm boa vontade para atender.

  • postagem  (você digitará, na máquina, a destinação da correspondência - cidade, país - o preço será acusado e após, será indicado o local para a inserção do valor.  Se você não tiver dinheiro trocado e introduzir, por exemplo, uma nota de cinco euros, para pagar 2,30 euros, a máquina devolverá o troco.)
  • troca de papel moeda por moedas
  • fax
  • xerox
  • venda de envelopes simples e decorados, caixas etc.
... de lavar umas camisetas ou calças jeans?  Todo bairro tem, também, um serviço de machine à laver, com todas as facilidades e orientações práticas, ao lado das máquinas.  a que fica mais perto do hotel Ibis está localizada  na Rue des Plantes, mesma calçada do hotel, quase ao chegar à Rue d'Alésia.

... de cartões-memória, baterias para suas máquinas e outros acessórios?  A Durty (http://www.durty.com/) 10, Rue Boucher - 1er. Arrondissement, M. estação Rivoli (em diagonal à Rue de Rivoli), é uma loja completa.  Depois, vai verificar que tem Durty pra todo lado.   É sempre bom lembrar que na França os eletrônicos são muito caros, mas o cartão- memória, tendo em vista sua urgência e utilidade, tem preço razoável - um cartão de 4GB Sandi SDHC, com um ano de garantia, custa 12,90 euros.

... de uma refeição rápida?  Em todos os cantos da cidade, você vai encontrar um KFC (bem próximo ao M. estação Alésia, existe um) com seus Combos exagerados e irresistíveis; McDonalds - as lojas estão espalhadas por todo canto;  Paul (sanduíches e saladas deliciosas) - você encontra sempre uma loja, desde o Aeroporto, até o sub-solo das estações de metrô; Quick.
          Lembre-se, ao fazer o seu pedido: "porter à la maison", nos fast foods, é sempre mais barato, afinal, você não estará ocupando assento no salão.

... de uma refeição mais elaborada, porém com preços accessíveis?  Vá a um Hippopotamus.  Eles estão espalhados por toda Paris e o ambiente é agradabilíssimo.  Não tenho o endereço de todos, mas prometo trazê-los, quando volttar da próxima viagem.  Aí vão três:
  • Alésia - o bairro que tem tudo!!!  Métro 4 (carmim), Linha Porte de Clignancourt/Porte d'Orleans, no sentido desta estação.  Saltar na estação Alésia.  Pegar a Av. du Général Leclerc, que termina na Rue d'Alésia.  Andar uns 100m.
  • Grands Moulins -  Métro 14 (roxa), Linha St. Lazare/Olympiades, no sentido desta.  Saltar na estação Bibliothèque François Mitterrand.  caminhar para a parte de trás da biblioteca e ir em direção aos Grands Moulins.
  • Gare du Nord - Métro 4 (carmim), vide acima e 5 (laranja), Linha Place d'Italie/Bobigny-Pablo Picasso, em qualquer sentido.  Saltar na estação Gare du Nord.  Caminhando para a Gare, fica à esquerda.
... de comprar uma água, leite, ou refrigerante, um lanchinho, batatas fritas, chocolates e guloseimas em geral, para quando der a fome da meia noite?  Todo bairro tem seu mercadinho.   Juntinho do Ibis que elegi, suba até à esquina seguinte, na Rue des Plantes, no sentido Rue d'Alésia, e você vai encontrar tudo isto e muito mais. Monoprix, Ba'prix, Carrefour, etc também estão em todos os cantos, com saladas e sanduíches prontos, além de embutidos, leites, sucos, refrigerantes etc.
Iolanda Lopes de Abreu