quarta-feira, 13 de julho de 2011

Eu fui...

          ... assistir o Ballet Romeo et Juliette, baseado na tragédia, que se desenvolve em três atos, com três cenas, os dois primeiros, e com  seis cenas o último, de William Shakespeare, na Opéra Bastille, no dia 11/04/2011, às 19h.30min. 
          Quando entrei no teatro, o céu estava assim.  Havia feito um dia esplendoroso, mas durante as três horas em que estive na casa de espetáculos, deu uma ventania e a temperatura, inacreditavelmente, caiu 12º.
Sair marchando para o metrô e, depois, do metrô até o hotel, de salto alto e tiritando de frio, foi um horror.
           A Opéra estava lotada, não obstante os preços salgados dos ingressos.  Paguei, pelo meu, 89 euros - e não foi dos mais caros, mas valeu a pena.
Ingresso para o espetáculo.
           Nos intervalos, são vendidos no foyer sanduíches (8,90 euros), coca-cola (5 euros), água com gás (4 euros), espumantes e cervejas, tudo com preços injustificáveis,  mas a fome não sabe fazer conversões.
Fui chic demais.  Observe a informalidade no trajar.

  Ao final, foram permitidas fotos que, devido à distância, não ficaram muito boas.

            En passant, resumidamente, a obra de Shakespeare trata de dois jovens oriundos de famílias arquiinimigas, Romeu e Julieta, que se apaixonam e se casam, escondidos, com o conluio de um padre.  Mil intrigas, um babado e tanto, por causa de um terceiro personagem, pretendente à mão de Julieta, para, no final, rolar um veneno.  Bem, se você estiver interessado(a), leia, porque eu não quero acabar com o suspense. 
           Devo acrescentar que o programa valeu pela bela coreografia de Rudolf Noureev e segura apresentação do corpo de baile (Ballet de L'Opera de Paris), pela brilhante apresentação da Orchestre de L'Opéra National de Paris, sob a batuta de Vello Pänn, pelos cenários grandiosos, pela rouparia e por todo o glamour que envolveu a noite.  Ah, Paris!  O AMOR esteve no ar.

Iolanda Lopes de Abreu