terça-feira, 19 de julho de 2011

Roteiro para Cinco Dias - 4º dia (1ª parte).

          Despertar às 7h, café da manhã às 7h 30min. e saída do hotel às 8h.  Embarcar na estação Alésia do M 4, sentido Porte de Clignancourt e saltar na Estação Gare du Nord (Nossa! Você terá passado por 18 estações do Métro, cortando a cidade de Sul a Norte - ufa! Tempo suficiente para observar trocentas situações, muitas delas estranhas, ver dezenas de outdoors, identificar centenas de tipos nativos ou passageiros como você, extremamente diferentes uns dos outros, apreciar o trabalho dos artistas anônimos, enfim, deixar-se contagiar pelo feeling reinante no ar. Paris é uma festa. Aproveite o ritmo!).
          Loucura! Quanta gente indo e vindo, puxando malas de rodízios de todos os tamanhos!  Também, pudera!  Estamos na Gare de maior movimento da Europa, a Terceira no Mundo.  Desta estação parte o Eurostar e, adiante, falarei mais detalhadamente sobre ela, porque hoje faremos, aqui mesmo, a transferência para o M 5 (rosa), Linha Place d'Italie - Bobigny/Pablo Picasso, no sentido desta última, para saltarmos na estação Porte de Pantin.
          Saindo do Métro esbarramos com o nosso programa desta manhã - La Villette.  Eis a minha Paris moderna, do entretenimento em tempo integral.  Chegando aqui, dá vontade de só sair no encerramento das atividades,  Para você ter uma idéia, se venho a Paris para ficar por vinte dias, fatalmente virei gastar meu tempo aqui, pelo menos durante quatro dias, seguidos ou não, dependendo da programação.  Além de tudo o que existe de espetacular em La Villette, você pode comprar ingressos para muitos dos shows, concertos, óperas, balés, enfim, do que estiver bombando durante a sua estada na Cidade do Amor.  Sim, porque ingresso em Paris, raramente é "comprado e conseguido na porta da atração", devido à sua grande procura. 
Centro de Informações e Bilheteria.  Aqui, você tem uma
imensa maquete de La Villette, com sistema de iluminação
de pontos de seu interesse, para bem localizá-lo(a).

La Villette é dividida em três setores: A) Centre de Documentation de la Musique Contemporaine (CDMC)/ Cité de la Musique/ Conservatoire de Paris.  B) Association Orrek/ Cabaret Sauvage/ Centre Équestre/ Espace Chapiteaux/ Espace Périphérique/ Grande Halle/ Halle Aux Cuirs/ Wip Villette/ Pavillon Paul Delouvrier/ Péniche Cinéma/ Le Tarmac/ Paris-Villette/Trabendo/ Zénith.  C) Argonaute/ Cinaxe/ Cité des Sciences et de L'Industrie/ Géode.
Cité de La Musique, com grande Restaurante e cafeteria.
Acesse o site cité,musique.fr.


La Villette é servida por duas linhas de Métro; ao sul, por onde entramos, o M 5, estação Porte de Pantin  e, ao norte, o M 7, Porte de La Villette. Você pode acessar o local, também, de ônibus e tem estação de táxis.  A área é provida de ciclovia, tem amplo estacionamento de carros, vários restaurantes, toilettes em diversos pontos, elevadores, posto de correios e ponto de Vélib.
Chafariz, bem na área central da entrada do complexo de La Villette.

 Área de recreação infantil.