quarta-feira, 20 de julho de 2011

Roteiro para Cinco Dias - 4º dia (2ª parte)

               Estamos desembarcando do Métro. bem em frente ao Palais Garnier - L'Opéra National de Paris e vamos aproveitar para fotografá-lo daqui, o melhor ângulo para pegá-lo por inteiro, ainda cabendo você bem no centro da foto.  À nossa esquerda, o Café de la Paix.  Vamos atravessar nesta direção e passar, da calçada do Cafè para o Teatro, para comprarmos o ingresso e visitarmos a Opéra.  Teremos de ir contornando o belo prédio, pela esquerda, até encontramos a estátua de Garnier, onde fica a entrada.  Ticket - €9,00.  Se estiver havendo ensaio, ao venderem o ingresso, avisarão que não haverá acesso à Sala de Espetáculos (sempre eles deixarão uma janelinha aberta, para você matar sua curiosidade).  Em dia de espetáculo, não há acesso a nenhum setor do Teatro.
Fachada principal da Opéra Garnier.
                Na visitação livre, tem-se acesso à monumental escadaria central, aos foyers, à sala de espetáculos (observadas as restrições acima) ao museu e ao espaço de exposição temporária. Esta visita é feita diariamente, das 1h às 17h, com último acesso até às 16h 30min.  Podem ser feitas, também, visitas guiadas, com a duração de 1h 30min., incluindo a apresentação da história do Garnier, descrição de sua arquitetura e abordagem de suas diversas atividades. 
                 Elas são feitas com reservas pelo telefone 0 141 10 08 10.
Foyer principal.
               A saída se dá atravessando-se a Livraria-boutique do Palais Garnier, que fica aberta todos os dias, das 10h às 18h 30min.  Aos domingos, somente até 17h.  Então, já sabe, se quiser comprar um tutu para a netinha (Lê-se titi, com biquinho), a hora é esta.  São lindíssimos, mas muito caros.
                Saindo do teatro, estaremos do lado oposto daquele onde o ingresso foi comprado, voltaremos à calçada do Cafè e caminharemos até a esquina da Av. de L'Opéra com a Rue de La Paix.  Entraremos por esta para alcançarmos a Place Vendôme - dos Joalheiros (Aguenta coração!).
Uma praça diferente, sem bancos, sem árvores, mas com histórias para contar.
               Aqui, na Place Vendôme, está o Hotel Ritz, de onde saiu Lady Dy, para seu último e trágico passeio de carro.  Numa casa desta praça, a de número 12,  faleceu Frederic François Chopin, em 17/10/1849.  Também está localizado nesta praça o Ministério da Justiça.  

Iolanda Lopes de Abreu