sexta-feira, 22 de julho de 2011

Roteiro para Cinco Dias - 5º dia

          Despertar às 7h, café da manhã às 7h 30min. e sair do hotel às 8h, deixando tudo pronto para, ao retornar ao hotel, tomar um banho rápido e fazer o check-out.  Pegar o M 4, no sentido Porte de Clignancourt, e saltar na estação Denfert Rochereau, para fazer a correspondência para a Linha Charles de Gaulle-Étoile/Nation do M 6 (verde clara), e saltar na Place d'Italie.  Embarcar no M5 (laranja), Linha Place d'Italie/Bobigny-Pablo Picasso, saltando na estação Gare d'Austerlitz.  Aí, estão vários pontos de interesse: o Museum Nationale d'Histoire Naturelle, o Jardin des Plantes e o Hopital Pitié de La Salpetrière.  Só uma fotinha das entradas, rapidamente.

           Seguir para o Quai Saint Bernard, quando encontrará, ao seu longo, entre ele e o rio, numa extensão de 600 metros do Jardin Tino Rossi, o Musée de La Sculpture en Plein Air, criado em 1980, com mais de 25 peças de escultores diversos.  Aí, você matará dois coelhos de uma cajadada só:  conhecerá este magnífico museu e curtirá o charme de uma caminhada, num belo espaço verde, ao longo do Rio Sena.  Especial momento para fotos.
   Continuando, sair do espaço virando à esquerda, para pegar  o  metrô,  na estação Jussieu do M 10(verde limon), Linha Gare d'Austerlitz/Boulogne-Jean Jaurès, a fim de saltar na estação Duroc.  Aí, pegar o M 13 (azul clara), Linha Chàtillon Montrouge no sentido La Fourche, onde ela curiosamente se bifurca para a esquerda - Les Courtilles e para a direita - Saint Denis-Université.  Saltar na estação Varenne.  Encontrou algum lugar de interesse já seu conhecido?  Ah, o Duomo des Invalides!

            Caminhar para trás da saída da estação.  Olhe que interessante!  Um posto de gasolina self-service, em plena calçada?  Isto, turista nunca vê, e são muitos, espalhados pela cidade.


           Mais uns passos e estará chegando ao Musée Rodin - 79,  Rue de Varenne, perpendicular ao Bd.  des Invalides.
 
Fachada lateral do Musée Rodin

Le Penseur

Parte dos espaçosos e bem tratados jardins.


Incrível a arte de Rodin.

A famosa Porta do Inferno.
           Ao sair dio Museu, retornar à estação Varenne do M 13, no sentido La Fourche e saltar na Gare St. Lazare, para embarcar no M 3 (verde abacate), Linha Pont de Levallois-Bécon/Gallieni, no sentido desta última, para saltar na estação Opéra.
          Quer aproveitar para mais umas fotos?   Contornar a Opéra Garnier, pela esquerda, e alcançar as Galerias Lafayette (abertas das 9h 30min. às 20h, de lundi au samedi; até 21h, le jeudi), 40, Bd. Haussmann, porque eu sei que você está indócil para comprar perfumes, mas, uma vez lá, não pode deixar de olhar para o alto, bem no setor destes, para apreciar a belíssima cúpula, de vitrais. 

O Détax – O Détax nada mais é do que o reembolso de 12% (doze por cento) do valor total de suas compras, que lhe é feito, desde que te-nha comprado acima de 170 euros, e cujo valor  poderá ser-lhe entre- gue   no   aero-
porto (não aconselho - a fila é enorme e o serviço lento) ou depositado em sua conta bancária, se feito anteriormente, cumprindo todas as formalidades (apresentação de passaporte, prenchimento de documento especial para este fim etc.), numa loja onde tenha comprado.  As Galeries Lafayette têm um setor especialmente para este atendimento.
          Embarcar no M 5 (rosa), estação La Fayette, da Linha La Courneuve/Place d’Italie, no sentido desta última e saltar na estação Gare de l’Est, para fazer a conexão com o M 4 (roxa), da Linha Porte de Clignancourt/Porte d’Orleans, no sentido desta última, e saltar na estação Alésia.  Dar uma passadinha no Carrefour (bem próximo do hotel) e comprar o que você estiver imaginando em levar para casa (observados os limites de peso de bagagem).  Chegar ao hotel e retirar seus pertences do apartamento, fazendo o check-out.  Aguardar o transfer, no lobby, contabilizando o seu AMOR pela Cidade Luz.

Iolanda Lopes de Abreu


.