segunda-feira, 25 de julho de 2011

Paris Plage

    

Praia ao longo do Sena
Foto copiada do Google - Paris Plage.
            Praia em Paris, à margem do Rio Sena?  Isto mesmo, e o evento tem o nome de Paris Plage e, por sinal, a iniciativa, que já faz parte do calendário francês, teve tanto sucesso que está comemorando 10 anos de existência, tendo dado início às suas atividades, neste ano, no dia 21 de julho p. p., sendo certo que se estenderão até o dia 21 de agosto, sobre os Cais do Sena e em La Villette.
           Nestes locais serão proporcionadas, aos parisienses e turistas, inúmeras atividades gratuitas, em meio a um cenário tipicamente praiano (foram depositadas ali 6.000 toneladas de areia), com palmeiras, espreguiçadeias, bebedouros, onde esportes de todos os tipos, inclusive aquáticos, e diversos Workshops serão desenvolvidos.
           Esta imensa praia de 1km de comprimento, no espaço que vai do Cais do Louvre à Ponte dos Arcos, tem também um prolongamento no grande lago de La Villette, no 19º Arrondissement, e na Place de L'Hôtel de Ville (Câmara Municipal/Prefeitura).  Importante salientar que as atividades são acessíveis para a mioria das pessoas portadoras de deficiência física.
           Você poderá mergulhar em uma piscina de 30m X 8m, no horário compreendido entre 8h e 20h (até as 18h, aos domingos)., ter aulas de hidroginástica - para adultos - diariamente, entre 8h e 9h, 12h e 13h e entre 19h e 20h (exceto domingo à noite).  A piscina é reservada para crianças não acompanhadas, com idade entre 10 anos e 15 anos, todos os dias, entre 13h 30min. e 16h.
           As crianças com menos de 10 anos, acompanhadas de adultos, podem nadar todos os dias, entre 15h 30min. e 18h 30min (domingo fecha às 18h).  Nos finais de semana, de 9h 30min. às 11h 30min.  É importante observar que, para qualquer idade, é obrigatório o uso de uma touca de banho e o uso de calções de banho é proibido.
           Outras atividades: Boliche (Todos os dias, das 10h à meia-noite.  Para empréstimo das bolas, é exigida uma carteira de identidade), Tai-chi, danças de salão, diversões variadas (balanços, camas elásticas, jogos e entretenimento destinados às crianças de 3 a 7 anos), futebol mirim, um novo esporte a meio do caminho entre o ciclismo e o BMX, para jovenzinhos entre 10 e 17 anos. e muito mais.
            A Disneyland Paris associou-se às comemorações e construiu uma escultura de areia representando o Castelo da Bela Adormecida, com 40 toneladas de areia, feita por 7 escultores, na altura da Ponte Notre Dame, e que foi inaugurada no dia 23 de julho, pelo Mickey, em pessoa.
            O Hôtel de Ville tem também inúmeras atividades esportivas, incluindo o voley de praia, jogos e entretenimento musical.  No Quai de Loire, há simulador de ondas, pedalinhos especiais para crianças, pedalinhos para adultos, canoas e caiaques.

Fonte: site www.tout-paris.org/parisplage
Agradecimentos à Sra. Beatriz Andrade, filha do meu Oftalmologosta (há 30 anos), Dr. Carlucio Andrade, que é uma Empresária de sucesso em Paris, e teve a gentileza de indicar-me o site acima, onde verifiquei toda a programação e este que segue, onde você poderá ver uma infinidade de fotos do assunto postado hoje.
http://www.google.fr/search?hl=fr&q=paris+plage+2011&gs_sm=c&gs_upl=1170l4513l0l7513l13l12l1l0l0l0l251l2013l0.7.4l11&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=1440&bih=799&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi

Iolanda Lopes de Abreu