terça-feira, 26 de julho de 2011

Natação em Paris.

           Ontem, postei a respeito da simpática e diferente praia montada ao longo de 1km do Rio Sena e, de repente, ocorreu-me de falar-lhe sobre a Natação em Paris.
           Até o século XVIII não existia distinção alguma entre a higiene e o esporte, entre banhos coletivos e piscinas.  A noção de natação não aparece, com efeito, até à abertura, em 1875, por Barthélemy Turquin, da primeira escola dentro de uma "bacia" flutuante sobre o Sena, na Pont des Tournelles (5º Arr.)
           O banho Deligny foi criado dez anos mais tarde e a primeira piscina coberta parisiense foi construída pela Sociedade Francesa de Ginástica Náutica - Rue du Château-Landon (10º Arr.).  Aberto cinco anos mais tarde, o estabelecimento Rouvert (19º Arr.), teve o mesmo propósito de acolher, no mesmo recinto, balneário (banhos e duchas) e piscinas.
           A etapa decisiva para a modernidade foi a criação, em 1924, da piscina de La Butte aux Cailles (13º Arr.), que separou, finalmente, de maneira distinta, a higiene e a natação. 


Fachada da Piscina Municipal de La Butte aux Cailles - 5, Place Paul Verlaine - M. Place d'Italie.
uma Piscina Coberta - 33mX12m e duas Piscinas Exteriores - 25mX12,5m e 12mX6m
   
           Teve-se de esperar os anos 70 para que novos equipamentos balneários fossem construídos e hoje, la Mairie de Paris apresenta 38 piscinas abertas a todos e 10 "bacias" de iniciação para uso de escolares e das associações.  Os establecimentos mais recentes aplicam igualmente novas técnicas de tratamentos da águ e têm em conta os ritmos dos diferentes públicos, conjugando lazer e esporte-saúde.
            As piscinas municipais se engajaram para melhor acolher a todos e adaptaram um mapa, comprometendo-se com um serviço atencioso e de qualidade.  Aos poucos, elas foram adaptando progressivamente seus horários de atendimento de modo a não penalisar o público estudantil e as associações esportivas.  Hoje, a maior parte dos estabelecimentos acolhe a todos desde as 7h da manhã e, por mês, uma piscina por distrito apresenta um horário noturno, até às 20h  ou  mais.
             Há cerca de vinte estabelecimentos que permitem acessibilidade às pessoas com redução de mobilidade, providos de rampas de acesso e elevadores, vestiários adaptados e cadeiras que são lançadas na água.
              Mais adiante, voltarei a falar sobre as piscinas, indicarei o nome e endereço das 37 restantes e destacarei as que possuem acessibilidade para deficientes físicos.  Mencionarei também as tarifas plenas e as reduzidas, adiantando, para satisfazer sua curiosidade, que uma entrada unitária normal custa 3 euros.
              Só en passant, esclareço, para quem quiser dar um passeio mais demorado pelo Forum des Halles (M. Les Halles), que no niveau 3, logo após as magníficas salas de cinema, encontra-se a enorme (50mX20m) piscina Suzanne Berlioux, meio encoberta por árvores frondosas de um belo jardim protegido por imensas vidraças.

Fonte: Folder  (Brochura) à disposição do público na Piscine de La Butte aux Cailles, cujo interior não é permitido fotografar.

Iolanda Lopes de Abreu