terça-feira, 2 de agosto de 2011

Roteiro para Sete Dias - 6º dia (3ª parte)

           As crianças (os jovens) já tiveram um programa especial neste roteiro de sete dias, o chefe da intrèpida trupe, também, agora, uma atenção para a "Rainha do Lar" (Como é que eu disse?  Quem inventou esta aberração?  Só não faxinava, cozinhava do trivial ao fino, lavava, passava - três camisas sociais por dia, argh! - organizava tudo, era motorista de bacana, estudava junto, recepções au grand complet e ainda tinha tempo para fazer carinho, quem inventou este título ridículo?  Acuse-se!)  Vou corrigir-me.  Uma atenção para a Mulher Maravilha, Guereira, ou coisa que tal, porém maridão e filhos devem acompanhar neste programa cultural e artístico.  Vamos a uma famosa Escola (você sabia?) de Tapeçaria e Tingimento - Les Gobelins.
           Vamos aproveitar a nossa localização, voltar à estação Censier Daubenton e embarcar no M 7 (rosa), linha La Courneuve/Villejuif-Louis Aragon, no sentido desta última, para saltar na estação seguinte, Les Gobelins, ou, se as pernas aguentarem, caminhar (é  só uma estação de distância e curta), para realizar uma visita guiada à Manufacture Nationale des Gobelins, que terá início às 15h 30min.
            O desembarque do Métro dá-se em frente ao longo prédio das Manufaturas. (Ver localização, ao final da postagem).  42, Avenue des Gobelins.
             Logo à entrada do 1º andar do prédio principal, estão localizadas uma lojinha e a bilheteria.  Ao fundo, espaçosos banheiros.  Preço do ingresso: 11 euros, permitindo o acesso à Exposição nas grandes galerias do 1º e 2º andares do prédio principal e incluindo a visita guiada, que dura 1h 30min.
.



          
           A Administração Geral do Mobiliário Nacional e dos Fabricantes Nacionais de Tapeçarias inclui o Mobilier National, a Fábrica de Tapeçaria des Gobelins, a Fábrica de Beauvais (oficinas em Paris e Beauvais), a Fábrica de Sabão (oficinas localizadas em Paris e Lodève) assim como as Oficinas Nacionais de Rendas de Le Puy e Alençon.  
  

Guia que nos conduziu
(grupo de dez turistas)
 pelas dependências das Manufaturas
de Gobelins - idioma francês,  muito claro.





Grupo caminhando para a parte posterior,
onde há vários prédios, entre  eles,
aquele onde aprende-se muito
sobre os famosos Gobelins.
 
           Na realidade, La Manufacture National des Gobelins abriga  uma escola de tapeceiros.  Hoje, o termo gobelin se aplica a toda sorte de tapeçaria. Há um limite de idade para frequentar a escola: entre 6 anos e 23 anos.  Lamentavelmente, nada pode ser filmado ou fotografado, mas pesquisando, encontrei no Youtube um filme fantástico, onde você poderá ver um pouco daquilo que conhecemos, na condição de visitantes. Acesse: Les liciers de la Manufacture des Gobelins.  Muito legal.


São muitos prédios.  Sai-se de um complexo e entra-se noutro. 

Neste prédio, apreciamos o que você, se lhe causou interesse, acessou no filme do Youtube.


           Em 1662, Colbert decidiu fundar La Manufacture Royale des Meubles de La Couronne.  Ah, mas isto faz parte da história que contarei mais para a frente.  Destacarei alguns dados que anotei, porque são muitos detalhes.  Quanto à evolução das cores, para a confecção das tapeçarias, inicialmente, elas eram 12 e hoje são 28.000.  Nadica de nada, do que é produzido nas Manufaturas Gobelins, é comercializado.  Os ex-alunos, após saírem da Escola, têm a liberdade de criar suas tapeçarias e comercializá-las sob o nome de gobelins.  Os verdadeiros Gobelins são encomendados para palácios, catedrais etc.  A lã utilizada pelos tapeceiros vem da Nova Zelândia e da China.  A tissage vertical é feita com o uso dos dedos e a horizontal, com o uso de pedais das máquinas.  Uma vez pronta a tapeçaria, são apostos a data, a assinatura do artista e um símbolo.   S cortado por uma barra inclinada, significa que é uma Manufatura de Savonnier; G cortado por uma barra inclinada, significa que é uma Manufatura de Gobelin; MBN significa Manufatura Nacional de  Beauvais. 
           As tapeçarias têm um valor incomensurável, eis que você necessita, inicialmente, de um artista para esboçar o desenho e de um pintor para carregar, ampliando, este desenho para um grande painel, que tenha o tamanho da tapeçaria a ser criada.  É um trabalho, ao mesmo tempo duro, no sentido de ser meticuloso e lento (horas e horas de trabalho, para ver o resultado de um metro quadrado pronto), e delicado, na medida em que os artesãos vão desenvolvendo a idéia do artista, carregando-a com muita paciência, sensibilidade e amor ao trabalho, aliando tudo isto a uma acurada arte de observar detalhes, por menores que sejam, para a tapeçaria propriamente dita.  Fiquei encantada com a visita.  Guia falando somente em francês.

Iolanda Lopes de Abreu