quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Roteiro para Dez Dias - 7º dia (1ª parte)

           Despertar às 7h, café da manhã às 7h 30min. e saída do hotel às 8h. Embarcar na estação Alésia - M 4, sentido Port de Clignancourt. Desembarcar na estação Châtelet, para fazer a correspondência para o Grande Arco de La Dèfense. Pegar a Linha 1 (Amarela) - Château de Vincennes/La Dèfense, sentido La Dèfense. Não sair da grande estação. Caminhar para a parte de trás, como se estivesse voltando para a estação La Dèfense e descer pela escada rolante. Estamos nos encaminhando para o ponto do ônibus que nos levará ao Château de Malmaison, distante de Paris 12 km. Ir olhando para as indicações das setas e placas. Número do ônibus, 258. Preço da passagem: 1,80 euros. Ao embarcar, procurar sentar-se de frente, para apreciar uns subúrbios de Paris, bastante interessantes, alguns, modernizando-se a ponto de estarem trocando de nome (falarei sobre isto mais tarde).
Frente do Château de Malmaison
           Não há erro quanto ao local de desembarque (20 mins. de trajeto, mais ou menos), porque o letreiro luminoso dentro do ônibus irá indicando os nomes das estações. Ao desembarcar, você estará na Avenue Napoléon Bonaparte. Retornar 10m, atravessar na sinaleira, para o outro lado da avenida, pegando a Avenue du Château de Malmaison - 92500 - caminhar sempre pela calçada à direita.
           O château abre todos os dias, exceto às terças, dia 25 de dezembro e dia 1º de janeiro, e oferece um audioguia gratuito muito útil, porque tudo que existe lá é muito interessante de ser visto e entendido. O horário de funcionamento varia, de acordo com as estações do ano.

Fundos do Château
           Procurar chegar entre 10h e 11h e entre 13h 30min. e 16h15min. Fecha para o almoço. Tarifa: 6 euros (8 euros em período de exposição).


           Depois de visitar o Museu Nacional, passear pelos jardins e apreciar as roseiras, hoje mantidas por simpáticos jardineiros, eis que as rosas eram as flores preferidas de Joséphine, que adquiriu com Napoleão o château, em 1799. Estou doida para entrar na parte histórica de tudo, porque o amor é lindo, mas... No local, há banheiros e geladeiras self-service de refrigerantes e água.


           Retornar à Avenue Napoléon Bonaparte e aguardar o ônibus que o levará ao Grand Arche de la Défense. (Observar, na parada do ônibus, a placa indicativa do horário dos ônibus e ficar atento(a) - Se estiver assinalado 11h 28min., o ônibus passará exatamente neste horário, conforme o rendez-vous.

Iolanda Lopes de Abreu