sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sous le ciel de Paris - Mireille Mathieu

Vamos curtir um pouquinho, com este vídeo?  Depois, acesse a postagem de hoje.

<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/dRNA2j2_I7E" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Fonte: You Tube.

Iolanda Lopes de Abreu

Roteiro para Dez Dias - 7º Dia (3ª parte)

Retornar à estação Les Sablons, do M 1, direção Château de Vincennes.  Desembarcar na estação Charles de Gaulle-Étoile, onde tem início o M 6 (verde) Charles de Gaulle-Étoile.  Atenção!  Estamos novamente na linha de metrô que passa sobre o Sena, assim, se você não conseguiu boas fotos, na primeira passagem, aproveitar para fotografar a Tour Eiffel, que estará à esquerda.  Desembarcar na estação Bir-Hakeim.  Caminhar para o sentido contrário da torre, pela Quai de Grenelle. Logo depois, chegaremos à Pont de Grenelle.  Atravessá-la até à metade e descer a escada para a ilha artificial, onde está localizada a Estátua da Liberdade (original, como já mencionei, quando fomos de RER à Versailles e passamos por ela), para fotografá-la, escolhendo o melhor ângulo.
              Voltar pelo mesmo caminho e pegar o Quai André Citroën.  Sair dele, passando sobre a linha do RER C e seguir a orientação das placas indicativas do Parc André Citroën, no 15º arr. (clique para ver a localização, ao final),...
Na ordem:  o Rio Sena, à direita (vide parte ao fundo), o Quai André Citroën, a linha do RER e os prédios residenciais e comerciais, à esquerda.

Passar pelos jardins de uns prédios residenciais...
...até alcançar a entrada do parque, construído no local onde funcionou, o engarrafamento de água Javel e, depois, até 1970, uma antiga fábrica dos automóveis Citroën. 
      Respirar fundo.  Relaxar e  caminhar tranquilamente,  Você estará entrando numa área pública, inaugurada em 1992, de 14 hectares, localizada à margem esquerda do Rio Sena, muito bem cuidada, com grande área verde e estufas imensas, e que foi assim nomeada pelo seu fundador André Citroën, e cruzará com muitos corredores, trekistas e ciclistas.

Aí encontramos estabelecido, desde 1999, o Ballon Air de Paris, que já permitiu que mais de meio milhão de pessoas partcipassem da alegria de voar num balão.   
           Desde 2008, ele tomou uma nova finalidade, em parceria com a AIRPARIF (órgão aprovado para monitorar a qualidade do ar na França), qual seja a de medir, indicar e monitorar a qualidade do ar de Paris. 
           O referido balão muda de cor, de acordo com a qualidade do ar da cidade, oscilando entre o verde, azul, vermelho, laranja, ocre e amarelo e ainda tem um sistema de luzes que piscam, indicando o código de cor da qualidade aferida junto ao tráfego de veículos.
 Informações sobre o Ballon Air: 01 44 26 20 00.  Horário de funcionamento: todos os dias, a partir das 9h, até 30min. antes do fechamento do parque.  Ingresso para adulto:  10 €,  em finais de semana e dias feriados;  9 €, nos demais dias.

Uma das altíssimas estufas, vista de fora.
Interior de uma das bens cuidadas estufas.  Plantas catalogadas.

Este é o setor de "Jatos d'água".  Funcionando, é um espetáculo à parte.

J'aime marcher, tranquillement, en Parc André Citroën
  Iolanda Lopes de Abreu