segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Roteiro para Dez Dias - 8º Dia (2ª parte)

           Continuar descendo o Quai de Saint Bernard que emenda com  o Quai de la Tournelle.  Ir até à Pont de La Tournelle.  À esquerda, bem na esquina, o renomado restaurante La Tour d'Argent (15, Quai de la Tournelle) e, au rez de chaussée do mesmo prédio, bem de frente para o Sena, Le Petit Musée de La Table.  Uma vez que você não está com uma roupinha básica para almoçar aí, pode dar uma entradinha e fazer reserva para o Reveillon de 2011, pela módica quantia de 500 euros, rs. rs.

O lendário La Tour d'Argent.

Le Petit Musée de La Table
          Entrar na Rue de La Tournelle, à esquerda da Tour d'Argent e, logo após o primeiro quarteirão, irá encontrar boas opções para almoço.  Retornar à ponte do mesmo nome e atravessá-la.  Você estará chegando à Ile St-Louis (bem pelo seu meio), que fica atrás da Ile de la Cité.  Contorne toda ela, fotografando as pontes de acesso, a Notre Dame em sua parte posterior e  braços do Sena banhando a Ilha.  Depois, entrar pela mais longa rua local, a rue St. Louis en L'Ile.

Belos prédios estão por toda a Ilha.

Sorvetes Berthillon 
           A respeito dos badaladíssimos e caríssimos sorvetes artesanais Berthillon - 31, rue St. Louis en L'Ile, devo dizer que não estão  com esta bola toda não e que são encontrados em várias lanchonetes da Ilha.  Sou mais um Dagen Hass ou qualquer sorvete nas esquinas da Itália.
Rue St. Louis en L'Ile, onde há de tudo, para todos os gostos.


Delícias e delícias.

           Finalmemnte, saia da Ilha, acessando a Pont Marie.  Hora de dar uma caprichada nas fotos da Notre Dame: começar, uma vez que estará nos fundos da igreja, pelos arcobotantes; rosáceas sul e norte (nas laterais); rosácea oeste, na frente;  a torre fina e alta (verdadeira flecha) e as gárgulas.           

Iolanda Lopes de Abreu