terça-feira, 16 de agosto de 2011

Roteiro para Dez Dias - 8º Dia (final)

          Ir até o final da Praça que fica em frente à Notre Dame  e descer a escada para a entrada da Crypte Archéologique du Parvis Notre-Dame (cripta arqueológica do adro de Notre Dame) - 3 Rue d'Arcole/7 parvis Notre-Dame, Place Jean Paulo II - 4º arr., em frente à fachada principal da Notre Dame.
          Atenção: neste local, que recebe visitantes diariamente, das 10h às 18h, exceto na segunda-feira, dias feriados, domingo de Páscoa e Dia de Pentecostes,  não há toilettes nem, acesso para pessoas de mobilidade reduzida.  São permitidas fotografias sem flash, o ingresso custa 3 euros e você recebe um encarte com um resumo do que é apresentado no percurso do Museu.
           Preparar-se para conhecer ou reconhecer os primórdios de Paris - a história da cidade romana de Lutécia, na Ile-de-la-Cité, e da tribo celta dos Parisii, de onde se originou o nome da cidade, Paris - e ver suas ruínas, informando-se através de  maquetes, mapas e vídeos que ilustram a evolução da cidade.  Se você anda daqui para lá e de lá para acolá e não distingue as elevações da Cidade Luz, a não ser Montmartre, ficará encantado(a) ao percebê-las numa enorme maquete.  As termas também são muito interessantes.
           Sair do Parvis e fazer uma visita, observando detalhes, da Catedral de Notre Dame: o Portal da Virgem, o Portal do Último Julgamemnto, a Portal de Sainte Anne, a Galeria dos Reis e a Grande Galeria; no interior: os vitrais, os órgãos, as Capelas, o Transepto e a Sala do Tesouro. Subindo até às torres - são duas, de onde pode-se avistar bem as gárgulas, o ingresso custa 8 euros.
           Terminada a visita, dirigir-se à estação St. Michel do M 4 (roxa), linha Porte d'Orleans/Porte de Clignancourt, na direção desta última, para saltar na estação Châtelet e embarcar no M 7 (rosa), linha Vllejuif-Louis Aragon/La Courneuve, no sentido desta última e saltar na estação La Fayette, para alcançar as Galerias Lafayette (abertas das 9h 30min. às 20h, de lundi au samedi; até 21h, le jeudi), 40, Bd. Haussmann, porque eu sei que você ainda quer comprar muita coisa, mas, uma vez lá, não deixe de olhar para o alto, bem no setor dos perfumes, para apreciar a belíssima cúpula, de vitrais. 



      O Détax – O Détax nada mais é do que o reembolso de 12% (doze por cento) do valor total de suas compras, que lhe é feito, desde que tenha comprado acima de 170 euros, e cujo valor  poderá ser-lhe entregue   no   aeroporto (não aconselho - a fila é enorme e o serviço lento) ou depositado em sua conta bancária, se feito anteriormente, cumprindo todas as formalidades (apresentação de passaporte, prenchimento de documento especial para este fim etc.), numa loja onde tenha comprado.  As Galeries Lafayette têm um setor especialmente para este atendimento.



          Embarcar no M 7 (rosa), estação La Fayette, da Linha Villejuif-Louis Aragon/La Courneuve, no sentido desta última e saltar na estação Gare de l’Est, para fazer a conexão com o M 4 (roxa), da Linha Porte de Clignancourt/Porte d’Orleans, no sentido desta última e desembarcar na estação Alésia.  Que tal um lanche no KFC, bem na passagem para o hotel?
           Boa noite de descanso!

Iolanda Lopes de Abreu