quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Roteiro para Dez Dias - 9º Dia (1ª parte)


  Atenção!  Mover as peças!  Ajustar com a sua programação!
      Primeira atividade do dia, somente para quarta-feira ou sábado.   

           Despertar às7h e sair do hotel às 7h 30min.  (Ué, estamos de dieta?  E o café da manhã?), para embarcar no M 4 (já decorou, né?) no sentido Porte de Clignancourt e desembarcar na estação Strasbourg-St. Denis, fazendo a conexão com o M 9 (verde claro), linha Mairie de Montreuil/Pont de Sèvres, no sentido desta última,  e saltar na estação Alma Marceau, quase à beira do Sena (se quiser dar uma recuadinha até à Ponte de l'Alma, para fotografar, em sua cabeceira está a "Chama da Liberdade" em homenagem à Lady Dy que faleceu nesta entrada sob a ponte, à margem do Sena).


            Vamos tomar café na feira dos ricos, que se realiza entre as estações Alma Marceau e Iéna, na Av. du Président Wilson, entre a rue Debrousse e a Place d'Iéna.   Tudo de bom.  Aí está um verdadeiro mercado a céu aberto, o Marché Wilson, onde você sentirá o modo de viver do bairro e, participando, sentir-se-á um(a) parisiense.  Já conheço uns "feirantes" e então, provo uma porção de coisa deliciosa, de graça.
É só escolher...

Ui, Coquilles Saint Jacques, que delícia!

E nada de ficar apertando as frutas para ver se estão no ponto, sim!?!

Queijos e mais queijos, e cheios de buracos, os mais gostosos...

A Tefal francesa - de tirar o boné.  Minhas panelas são todas Tefal Francesa.  Não acabarão nunca!
 
Ai meu diabetes!    Não tem problema, nõ.  Vamos de remédio em cima...

Tudo de primeira!  Fresquíssimo...


Se quiser, comprarr um frango para "pique-niquer" no parque.

De tudo, um muito...

 
Vai um casaquinho básico?
O setor de flores fica na entrada do mercado, na extremidade da estação Iéna do M 9.   Saindo do Marché, você estará na Place d'Iéna, com uma estátua, bem ao centro. 
                                                                            
            Do outro lado da Praça, o Conseil Economique e Social e, à direita, o Musée Guimet.


         
           Entrar na Avenue d'Iéna e descer em direção ao Rio Sena, para chegar ao Aquarium de Paris, que, de acordo com a propaganda, é bem mais que um aquário.  É imperdível.  Preço do ingresso: 19,50 euros.  Com ele, você receberá um plano de visita do aquário.  Dois, os lembretes: "Je n'utilise pas de flash" e "Je ne pique-nique pas", para você, uma vez querendo entrar.




           Ambiente todo refrigerado, excelentes toilettes, boutique, snack-bar e programação variadíssima.  Animações lúdicas para crianças: espetáculos e ateliers; dois Cinémas Nat Geo Wild; Animações Pedagógicas e Diversas Exposições.  Acesse http://www.cineaqua.com/.

Iolanda Lopes de Abreu