quarta-feira, 24 de agosto de 2011

La Parfumerie Française.

      Perguntam-me: "Que perfume você está usando?", "De que perfume você mais gosta?", "Que perfume devo comprar?", "O perfume masculino é mais agradável do que o feminino?"...  "É correto usar perfume francês durante o dia?"
            Posso responder tudo numa só frase:  Nunca sei que perfume estou usando, porque eu pego o frasco aleatoriamente, só identificando aquele de que mais gosto, que agora é minha marca registrada para grandes ocasiões, por isso não lhe revelo o nome e você, mulher,  deve comprar um perfume (ou água de colônia), que não lhe agrida o olfato, banindo os excessivamente adocicados, que desagradam a todos, invariavelmente, assim, dando preferência aos mais cítricos (os masculinos), porque os femininos são muito enjoativos, via de regra, sendo certo que os(as) franceses(as) não vêm ao Brasil para comprar perfumes do Boticário ou semelhantes, para usá-los durante o dia, não é verdade?
            Uma vez em Paris, dê preferência a fazer a compra de seus perfumes em Maisons dos Perfumistas ou nos Grandes Magazins.  Se for para a Cidade Luz de avião, folheie a revista de bordo (seção dutty on board) para ter uma idéia de preços.  Eu compro aquilo que me convem, exclusivamente na Maison Guerlain (68 Avenue des Champs Elysées) e nas Galeries Lafayette (40 Bd.  Haussmann).

Vocês não imaginam o que é esta Maison Guerlain (há outras pela cidade) da Av. Champs-Elysées.
Um luxo só!   O recepcionista o(a) recebe, abrindo a porta, usando impecável uniforme e luvas brancas e o(a) encaminha para a seção que você  pede (perfumaria, cosméticos, cuidados com a pele), uma em cada andar.  É tudo belíssimo e perfumadíssimo (vale uma entradinha).  Para encurtar, quando você paga (não se esqueça de pedir umas amostrinhas grátis - não é mico, faz parte), o seu perfume vem numa bela sacola de presente e o recibo, dentro de um envelopinho - uma delicadeza e um charme a mais.

           Só num tira-teima:  o produto vendido, exemplificativamente, na Maison Guerlain, tem o mesmo preço daquele vendido nas Galeries La Fayette, na Printemps... Os valores estão pré-determinados num catálogo da marca.   Não há aumento de preços, como ocorre no Brasil?  Isto é propaganda enganosa.  Na Europa os preços também estão na corda bamba.   Um exemplo, aqui nos perfumes.  O perfume (de 80ml) que uso mais, em outubro de 2010, custava 98 euros e, em abril de 2011, custou 100 euros (catálogo refeito).   Voilà!  Fiquem de olho!!!

          Para os que desejam sugestões:
  •  Parfumerie pour Femme:
Dior: Dune*, J'Adore, Poison*, Miss Dior, Dolce Vita.
Yves Saint Laurent: Paris*, Opium*, Parisienne* (doce até não mais poder).
Gucci: Gucci Guilty, Guccy by Guccy, Flora by Guccy.
Lancôme: Hypnôse*, Trésor*, Miracle, Ô de Lancôme, Poème.
Guerlain: Samsara*, Idylle, Insolence, My Innsolence, Vetiver.
Van Cleff and Arpels: Tsar*, First*, Féerie, Oriens.
Chanel: Chanel nº 5*, Allure, Egoiste Platinum.
* Gosto, de todos eles, à exceção de Parisienne, por isto, os adquiri. 
  •  Parfumerie pour Homme:
Dior: Dior Homme Intense, Dior Homme Sport, Eau Savage, Higher Energy, Farenheit.
Gucci: Gucci by Guccy Homme Sport, Envy for Men, Gucci pour Homme.
Guerlain: Habitat Rouge Sport, Habitat Rouge L'Extrait, Guerlain Homme, Guerlain Homme Intense.
Guy Laroche: Drakkar Noir.
Bulgari: Aqua Marine pour Homme.
Yves Saint Laurent: Yves Saint Laurent Rive Gauche, Yves Saint Laurent l'Homme