domingo, 28 de agosto de 2011

Roteiro para Treze Dias (11º dia - final)

               Depois de andar por todo o parque, vamos praticar uma deliciosa experiência à moda parisiense: déjeuner sur l'herbe - ah, nada tão relaxante! Em seguida, iremos à luta, mas um sorbet (ai meus euros) no enorme quiosque perto da cascata, é algo irresitível.  Embarcar na estação Monceau, do M.2 (azul escura), linha Nation/Porte Dauphine, no sentido desta última, para desembarcar na estação Charles-de-Gaulle/0Étoile e fazer a conexão com o M 6 (verde clara), para saltar na estação Passy - 16º Arr.  Nesta estação não há venda de bilhetes, portanto, o(a) passageiro(a) deve estar munido(a) de bilhete extra, para o retorno), que está localizada entre a Avenue du President Kennedy e a Rua Raynoard, caminhando para a frente, até alcançar esta última, dobrando à esquerda.  A partir daí, caminharemos uns 800m e, no número 47, alcançaremos uma casa que hoje é um museu.


Nesta casa (única residência, do maior romancista francês, que continua erguida), viveu, entre os anos de 1840 e 1847, Honoré de Balzac (1799-1850).

Maison de balzac, vista de cima.  Visita gratuita.  Paga-se uma taxa diminuta, para entrar, a título de manutenção do local.
 
            Saindo dali, retornar pela mesma rua. O bairro surpreende.  Bastante residencial, é muito arborizado e os prédios são imponentes, austeros.  

 

           Acho que eu tenho um pouco a haver com Balzac, que foi morar em Passy (curiosidade: na margem direita do Sena, quase em frente à Torre Eiffel, este bairro, anteriormente, era uma cidade, mas isto fica para quando eu entrar na parte histórica dos nossos roteiros), a fim de ficar invisível aos credores, não que eles estejam no meu encalço, mas porque vim para Cabo Frio à procura de um lugar calmo e harmonioso.  Assim é Passy.



             Contornar todo o parque e sair pelo lado oposto, subindo uma escadinha e  cruzando duas ruelas. 

     
             Ao alcançar a terceira rua, estará na Rue des Eaux.  Dobrar à esquerda e caminhar até o final - uns 15 m.  Aí está localizado o Musée du Vin.

Acesse o site http://www.museeduvinparis.com/  e conheça um pouco do interior do museu.  Veja preços de ticketes e escolha seu combo de ingresso.

            Voltar à Rue des Eaux, caminhar até encontrar a placa que sinaliza a direção da estação Passy do metrô. Embarcar nesta, que pertence à linha 6 (verde clara), sentido Nation, para fazer a conexão na estação Denfert Rochereau, pegando o M 4 (roxa), no sentido Porte d'Orleans, para saltar na estação Alésia e retornar ao hotel. 
             Uma excelente noite de descanso para você.

Iolanda Lopes de Abreu