sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mosquitos, em Paris?

Pois é, Amigos(as), mosquitos em Paris.
Na terceira noite de sono, já um pouco mais descansada e lá pelas tantas da madruga, um zumbido começou a querer tirar-me do sério. 
Virei-me de lado e pensei: puxa, tanta coisa boa para povoar meus sonhos e eu aqui, sonhando com mosquitos... 
De repente, o zumbido novamente.  Agucei o ouvido e percebi que um representante da espécie estava tentando acabar com a paz reinante.  Teria trazido o infeliz na mala?
Fiquei prestando atenção e percebi que ele zumbava (será que existe este termo?) diferente.  Ah, ele zumba em francês, é claro!
Não, não tem perdão.  Irá para a guilhotina, oops, isto não nos pertence mais!
Dei um salto da cama e acendi a luz.  Medida eficaz no Brasil, porque, pego sorrateiramente em sua sanha musical, ele gruda na parede e é facilmente capturado.
Que nada!  Vi o danadinho (solitário) bailando pelo ar.  Parecia querer divertir-se comigo.  Ah, minha raquete elétrica, lembrei-me dela, desolada.
Descobri então que os mosquitos franceses são mais dóceis e fáceis de serem pegos, porque, recobrada do meu estado de choque, consegui esmagá-lo, sem nem persegui-lo, entre as minhas mãos - pardon monsieur.  Ou seria madame?
O episódio impediu-me de engatilhar no sono, imediatamente.  Mosquitos  em Paris?  Confirmado pela minha anfitriã, logo ao amanhecer.

*************

Chamada de folha de rosto do caderno principal de O Globo de 11/10/2011(matéria dO Globo PLANETA Terra):

"Dengue já alarma países europeus.  Casos de dengue começam a surgir em países europeus, como a França.  A expansão da doença é vista como consequència do aquecimento global.  No Rio, a ameaça é que a epidemia será a pior da História."

*******
Há uns trinta e cinco anos, li um livro e do título não me recordo, cujo tema era a invasão incontrolável de insetos no Mundo todo, acabando por exterminá-lo.  Achei um absurdo, mas...  Você optaria pela cremação?  Esta é uma medida de higienização.  Meus pais foram cremados.


Iolanda Lopes de Abreu