segunda-feira, 24 de outubro de 2011

OK! Vocês venceram!

            
III. Continuando o "Tour dos Cemitérios", vou dar uma chegadinha no Cimetière de Picpus  e destacar os famosos que lá repousam.  Este cemitério está localizado no 36, Rue du Picpus,   Métro 6, estação Picpus.


Conforme os dizeres da placa afixada na entrada do Cemitério de Picpus, aqui foram enterradas, em duas fossas comuns, os corpos de mais de 1.300 pessoas guilhotinadas, mais precisamente, 1.306,  na Place du Trône, melhor dizendo, Place du Trône-Renversé (atualmente Place de la Nation), entre 13/06/1794 e 28/07/1794.



É um cemitério de propriedade privada, acho que o único parisiense, uma vez que as famílias dos guilhotinados compraram de volta o terreno do Convento ali erguido, para criar um cemitério reservado também aos descendentes destes guilhotinados.  Entre as sepulturas de grandes famílias aristocráticas, descobriu-se também a tumba de La Fayette.


Ao fundo do cemitério, atrás de uma grade, é onde estão localizadas as duas fossas supracitadas, mas não pude ir até lá fotografar porque o Cemitério já estava fechado e o senhor da portaria foi bastante elegante ao deixar-me entrar para tirar esta última foto.

Iolanda Lopes de Abreu