domingo, 6 de novembro de 2011

Domingo? Vamos ao estádio de footeball - I - Stade de France.

Quando nos dirigimos ao centro de Paris, vindo do CDG, avistamos, à esquerda, um grande estádio de football - o Stade de France.  Pois bem, podemos acessar este estádio, passeando pelo alegre e movimentado bairro de Saint Denis, a partir da basílica (estação Basilique St. Denis/Porte de Paris, do Mº 13) ou desembarcando na estação Saint-Denis/Porte de Paris, deste mesmo Métro.  Podemos ainda chegar lá de RER D (desembarcando na estação Stade de France/Saint-Denis), ou de RER B (desembarcando na estação La Plaine Stade de France).
Eu prefiro dar uma circulada, a partir da basílica, principalmente quando chego por lá em dia de marché.  O que é importante ressaltar é que, no momento, o entorno do estádio é um grande canteiro de obras, uma vez que estão construindo a linha do Tramway 8.  Então, aproveite para fotografar o estádio, na vinda do CDG ou na ida para o mesmo.



O Stade de France é um estádio com capacidade para 78.000 pessoas e é utilizado para apresentações de concertos, espetáculos diversos, jogos de rugby, competições de atletismo, além do football e está localizado ao Norte de Paris, tendo sido inaugurado no ano de 1998, para a França sediar a sua segunda Copa do Mundo.
Foi o palco do Jogo de Abertura (10 de Junho - Brasil 2 x 1 Escócia) e da Final da Copa do Mundo de 1998, no dia 12 de Julho, entre Brasil e França, na qual a seleção francesa se sagrou campeã vencendo a partida por 3 x 0.
Stade de France 2005.jpg foto wikipedia.

Iolanda Lopes de Abreu