quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As diferenças entre um Bordeaux e um Bourgogne.

                             Hoje, vou superar-me.   Postarei sobre o que não gosto e o que eu não sei - vinhos, dando continuidade ao post de ontem.   Pesquisando!!!  Vamos lá, né Dr. Lucena (grande connoiceur de vinhos)!  Juiz manda.  Advogado(a) tenta... atender. rs.  Aliás, o senhor lê sempre o meu blog, dá sugestões.  Porquê não entra como seguidor?  Clique lá - seguidores - e preencha os dados solicitados.  Não dá choque e ninguém o importunará (isto não é rede social) por ser um fiel seguidor.
"No livro Bordeaux  Bourgogne: Les passions rivales, o geógrafo Jean-Robert Pitte (62 anos), Reitor da  Sorbonne, descreve e confronta as principais características dessas “duas civilizações que se opõem”: a protestante Bordeaux, com seus tintos e brancos oriundos de cortes, de misturas de duas ou mais uvas (Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot para os tintos, e Sémillon e Sauvignon Blanc para os brancos); e a católica Borgonha, com seus vinhos feitos a partir de apenas uma casta (Pinot Noir para os tintos e Chardonnay para os brancos). São, para ele,  as diferenças (e as escolhas) humanas, mais do que as particularidades do meio físico, que fazem um Romanée-Conti ser tão diverso de um Château Margaux.
Paradoxalmente para um geógrafo, Pitte não acredita em determinismo geográfico no cultivo da vinha. Ele, enquanto geógrafo,  defende o conceito de que é preciso bons terroirs (conjunção de solo e clima minimamente adequados para a viticultura) para produzir bons vinhos. Mas também deixa claro que os terroirs são freqüentemente melhorados pela mão do homem. Não são simplesmente dávidas da natureza. E quem labora mais, ou tem mais dinheiro para investir em sua propriedade, acaba tendo um melhor terroir e, quase sempre, um melhor vinho."
fonte: Marcos Pivetta/www.jornaldovinho.com.br

Um detalhe interessante é que as duas regiões possuem estilos e características bem diferentes, a começar pela nomenclatura de suas propriedades. Uma propriedade vinícola em Bordeaux chama-se Château e na Borgonha, Domaine. 


Bordeaux, França


Burgundy, France
    Obs.: Mapas do Google
Existem, hoje, 57 denominações de origem em Bordeaux, contra 110 da Borgonha. O clima também é bem diferente nestas duas localidades. Bordeaux é mais quente que a Borgonha,por isso, os vinhos são mais frutados e menos ácidos, em sua maioria.
BORGONHA
Uvas (tintos) - Pinot Noir e Gamay (Beaujolais)
Uvas (brancos) - Chardonnay
Estilo de vinhos (tintos) - Pinot Noir: de corpo leve a médio, taninos suaves. Aromas: Cereja, especiarias, couro, trufas etc. / Gamay: Frutado e com taninos leves. Aromas: Frutas vermelhas, violeta e banana etc.
Estilo de vinhos (brancos) - Chablis: Leves e refrescantes, com muita mineralidade. Aromas: Maçã verde, grama, pêra, frutas cítricas etc. / Outras regiões: Mais frutados e menos ácidos, passam por carvalho na sua maioria. Aromas: Maçã, pêssego, pão, nozes, mel etc.
Média de envelhecimento (tintos) - 5 a 12 anos
Média de envelhecimento (brancos) - 2 a 5 anos
BORDEAUX
Uvas (tintos) - Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Malbec, Petit Verdot. 
Uvas (brancos) - Sémillon, Sauvignon Blanc, Muscadelle.
Estilo de vinhos (tintos) - Margem Esquerda: Potentes, concentrados e bastante tânicos. Aromas: Frutas silvestres, chocolate, baunilha, tabaco etc. / Margem Direita: Encorpados, com muita concentração de frutas e taninos macios Aromas: Frutas silvestres, especiarias, couro etc.
Estilo de vinhos (brancos) - Secos: Delicados, leves e refrescantes. Aromas: Pera, pêssego, flores etc.  Doces: Complexos, intensos e com bastante acidez.
Aromas: Mel, damasco seco, abacaxi, marmelada etc.
Média de envelhecimento (tintos) - 5 a 20 anos
Média de envelhecimento (brancos) - 2 a 5 anos (Secos); 3 a 30 anos (Doces)
Fonte: AMANDA LOYO, Sommelier, no blog cvsj-guaruja.blogspot.com. 

Acho que está de bom tamanho, né?  Vou ficando por aqui, porque estou doidinha para beber uma pétillant  (também chamada água com bolhinhas), bem geladinha.  Fui!

Iolanda Lopes de Abreu