terça-feira, 15 de novembro de 2011

Jeau de Paume.

Há muitas postagens atrás, fiquei de falar sobre o Jeau de Paume, quando mostrei o Museu Jeau de Paume (que considerei, durante muito tempo, o melhor museu de Paris - à época em que reunia todos os Impressionistas), situado bem lá no finzinho das Tuileries.


O jeau de paume foi uma das principais modalidades esportivas praticadas entre 1250 e 1650 e Paris era o principal centro dedicado ao esporte, graças à excelente qualidade de bolas criadas pelos artesãos, conhecidos como les paumiers, que as fazia serem muito solicitadas, pois era expressivo o número de praticantes do esporte, naquela época.  A exportação das bolas era proibida, sendo estas dificilmente encontradas em outros países da Europa.  Somente a partir do 18º século o esporte foi ultrapassando as portas de Paris e ganhando outros adeptos.


À semelhança do tênis atual, o jogo consiste em devolver uma bola arremessada sobre uma rede, numa quadra, com o auxílio de uma raquete, sendo as partidas disputadas individualmente, em duplas em trios e até com equipes de quatro jogadores e a contagem dos pontos se faz em 15, 30 e 40 pontos.

Salão de jeau de paume (ou tripot) em Versailles
A princípio, os jogos eram disputados ao ar livre, mas a partir do século XIX, começou-se a trasferi-los para terrenos fechados, nascendo assim os salões de jeu de paume, também conhecidos como tripots.
Não havia árbitros e os jogadores deveriam acatar a decisão dos espectadores em relação às jogadas duvidosas. Entre as suas regras era proibido ao jogador aparentar cansaço, sendo a partida abruptamente interrompida se o participante estivesse mal fisicamente, além da obrigação de limpar e trocar a camiseta ao final do jogo.
A primeira menção de se usar raquetes para o desenvolvimento do jogo data do ano de 1505, sendo que anteriormente já havia jogadores que usavam tacos de madeira. Foi com a introdução da raquete que o jeu de paume alcançou a maior popularidade na França.
Após a batalha de Azincourt, em 1415, o duque de Orléans foi capturado e levado à Inglaterra, onde permaneceu por vinte anos. Foi através dele que o esporte foi introduzido na Inglaterra, já que o duque era praticante do mesmo. Quatro séculos depois, um descendente do duque, Walter Clopton Winfield, inventou o tênis, uma adaptação do jeu de paume, mas jogado sobre grama.
No início do século XX o jeu de paume integrou os Jogos Olímpicos de Verão de 1908, em Londres.  Foi a única aparição do esporte em Jogos Olímpicos.
Quando o esporte caiu em desuso na França, no  final do século XVIII, apareceram praticantes na Inglaterra e nos Estados Unidos.  Estes dois países e, também a Austrália, estão entre as potências do esporte, hoje, sendo que a França tenta timidamente uma rentré.
O jeau de paume foi o primeiro esporte a atribuir o título de campeão do mundo, em 1740, sem interrupção até os dias atuais.  No primeiro dia de setembro, as fases finais do Campeonato de França são celebradas nos Jardins de Luxemburgo.

Fonte e terceira foto: Wikipédia

Iolanda Lopes de Abreu