quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Paris e os Monumentos in Memoriam.

Não, você não consegue andar um quilômetro em Paris, sem esbarrar em um monumento "in memoriam", de um dos grandes personagens na História da França.  Às vezes, você pode até estar caminhando distraído(a), sem ater-se a belos monumentos, afinal, todos o são, porque eles não estão assinalados no seu roteiro ou porque seu tempo está racionado, mas então você perde um dos "fios da meada".
Certo é que muitos deles não podem deixar de serem registrados.  É o caso do Monumento erigido tardiamente, em 1889, em memória e em homenagem ao Almirante Coligny e que está localizado na Rue de Rivoli, na calçada oposta à do Museu do Louvre.

L'Amiral de Coligny
Mas, quem foi o Almirante Coligny?  Foi uma altíssima figura Protestante do 16º século, conforme indica a placa, à esquerda do monumento, vítima da intolerância religiosa que existia na época e que foi executado na Noite de Saint Barthelemy.


As Guerras Religiosas, na França governada pelo Rei católico Carlos IX,  duraram dez anos - entre 1570 e 1580.  Fato curioso é que o Rei era amigo de um dos mais importantes líderes protestantes, Gaspar de Coligny, entretanto sua mãe, Catherine de Médicis era fervorosa combatente aos protestantes, a quem odiava.
Fomentando este ódio, ela ardilosamente convenceu seu filho de que havia um plano dos protestantes para matá-lo. 
Exatamente no dia 24 de agosto, Dia de Saint Barthelemy, do ano de 1572, teve início um massacre organizado pelos católicos, em Paris, massacre este que durou uma semana, estendendo-se por toda a França.  Calculou-se que cerca de 10.000 pessoas foram assassinadas, entre elas, o Almirante Coligny.

Iolanda Lopes de Abreu