quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Paris e seus Plátanos.

Árvores nativas da América do Norte, onde são conhecidas como maples e da Eurásia, os plátanos adaptaram-se também em países de climas subtropicais e formam um  todo harmônico e muito ornamental.
As cores de suas folhas são bem representativas das estações do ano. Na primavera, elas são verdes, no verão, são avermelhadas, no outono, amareladas e no inverno, já marrons e secas, caem todas, deixando as árvores literalmente "descabeladas", em meio a cenários nostálgicos.

Sempre encantada com a disposição uniforme das árvores em Paris, detive-me, durante um bom tempo, a observar os plátanos alinhados pelas longas alamedas de La Villette.  Ocorreu-me recolher algumas folhas e fotografá-las em conjunto, para bem observarem a coloração que acabo de mencionar.

Estas árvores alcançam, em sua idade adulta, 30m de altura e não é difícil encontrar em Paris exemplares majestosos.  Um deles, está no Cemitério Père Lachaise e seu desenvolvimento vem sendo monitorado.  Observe a cinta que foi colocada nele para medir-lhe o diâmetro.

Este plátano foi plantado em 1880.  Agora, em 2011, está com 20m de altura e 3,95m de circunferéncia.
Outro exemplar colossal de plátano é este que encontrei no Jardim Zoológico do Jardin des Plantes.



Iolanda Lopes de Abreu