quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Escarafunchando Montmartre, a pé - I -

Vou inciciar este passeio dando uma circulada pela Place du Tertre. Aqui, no Coração de Montmartre, 18ème, encontramos a verdadeira Capital das Artes.  Está com uma graninha sobrando?  Deixe que lhe façam a caricatura.  Todos os artistas, aqui, são bambas na atividade.







Em seguida, almoçarei, para reunir energia, no Restaurante La Bohéme (falarei sobre ele e seu proprietário, ao final do passeio), vendo a banda passar... e sendo vista. rs.

No meu diário de viajeira: dia 29/09/2011.  Sentei-me no La Bohème, parte externa.  Calor de matar, gente de matar, sono de matar e fome de matar,   Estou resistindo.  Meu prato predileto, aqui:  um bife grelhado tamanho família, com salada e fritas.  Não resisti e pedi, para complementar, uma banana split. 31 euros. Sei que hoje vou devorar todos os sorvetes ladeira a baixo.



Neste exato local em que me encontro, estou de frente para a Église St. -Pierre-de-Montmartre.  
Esta é provavelmente a mais antiga de Paris, com Saint-Germain-des Prés e
um vestígio da Abadia fundada Por Louis VI, o Gordo,  e sua mulher Adélaide de Savoie, em 1133.
Dali, ao lado da calçada oposta, sai o trenzinho, sobre cujo percurso que faz, já postei.


Agora, vou no sapatinho.  Descendo, calmamente, apreciando tudo, dando uma paradinha, de vez em quando para uma descansada,  Fazer este roteiro ao contrário, eu não aconselho, porque a subida é muito íngreme.  É um verdadeiro tour de force.
É sempre, mesmo com chuva, muita gente indo e vindo.

Em cada transversal, muito charme, só charme.  Esta primeira casa (na esquina) é um piano-bar e o pianista arrebenta.



Na esquina das ruas Saules e Saint-Rustique, está o Restaurante À la Bonne Franquette sob o Auberge do mesmo nome, antes chamado Aux Billards en Bois, e, o final do XIXº século, frequentado por Pissarro, Cézanne, Renoir, Toulouse-Lautrec, Zola, Monet e Van Gogh, entre outros.



Esta galeria de artes prenderá sua atenção por vários minutos.


Impossível não dar uma paradinha para apreciar o belo.



Esta é a descida para a Rue du Mont-Cents.  Desça para apreciar, se seu coração aguentar.

Repare que este grupo de turistas está subindo a Butte. Estafante!!! Palavra de quem já fez o roteiro de baixo para cima!

Iolanda Lopes dse Abreu