segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Os guias de informações das Prefeituras de Paris - I.

Antes de mais nada, devo dizer que ir ao Rio está transformando-se num tour de force.  Desci, hoje, e acabo de chegar.  Levei exatas quatro horas para ir e outras tantas para voltar.  Mais um pouquinho, teria chegado a Paris. rs.  Estou moooooooooooooooooooooorta.


Anualmente, a Prefeiturinha (Mairie) de cada Arrondissement de Paris edita e distribui, para o seu cidadão, um Guide Paris, em três idiomas: francês. inglês e japonês e esse guia, de grande utilidade,  é disponibilizado também para o cidadão estrangeiro, facilitando a vida de todo mundo.  Veja um modelito, edição de 2011, do 1º arr.
Para você ter uma idéia da quantidade e diversidade de informações do livrinho (este, de   178 páginas - formato 14,5cm X 21cm), escaneei o seu sumário.

Após localizar para você a situação da Prefeitura - no caso, 4, place du Louvre - e indicar seu site e email, o guia apresenta-lhe os meios de acesso a ela,  através do Métro e do Bus, horários de funcionamento e as suas permanências, como por exemplo, Associação de Famílias com Aids e com Mal de Alzheimer, Ex-combatentes, Conciliador, Aconselhamento Jurídico etc., tudo com os respectivos dias e horários de atendimento, localização no prédio e modalidades (com ou sem rendez-vous).  Amanhã tem mais, tá, lindinho(a)?  Excelente noite para você, mas, antes de ir dormir, que tal uma olhadinha na lua?   Uau!  Lua cheia! Está linda!!!

Iolanda Lopes de Abreu