quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Os guias de informações das Prefeituras de Paris - IV.

Estes Guias abordam, com muita propriedade, os passeios que você poderá fazer nos quartiers do arrondissement.  Apresentam ainda sugestões de restaurants, bistrots, cafès, bares, brasseries etc., apontando diferentes preços, acessíveis a bolsos diversos.  Não apenas isto, mas também uma longa lista dos comerciantes (classificados) e seus endereços, além de elencarem os shoppings.

Mas, os Guias não esgotam aí suas fantásticas e bem-vindas informações,  tanto para o residente quanto para o visitante.  Eles enfocam também a Cultura e o Lazer, indicando as Bibliotecas, os Cinemas, os Conservatórios, os Teatros, os Centros Culturais, os Museus, os Parques e Jardins, as Instituições que constituem o Patrimônio do Arrondissement (como por exemplo, o Banque de France, neste 1er., que pude visitar no dia da Jornada do Patrimônio) e enfocam o que mais se distingue nele, como, no caso, Le Louvre des Antiquaires, a "Maior Vitrine de Antiguidades no Coração de Paris".


Finalizando com chave de ouro, os Guias das Prefeituras apontam numa agenda os números de telefones de urgência, os números úteis da Prefeitura , os planos do Métro, do Bus, do Vélib' (futuramente, tenho certeza, do Autolib'), lista em ordem alfabética das ruas e lista dos parques de estacionamento (a quase totalidade, subterrânea, sabia?).


Como diz o coleguinha Ancelmo Gois, deve ser muito ruim viver numa cidade assim, né, com Prefeiturinhas tão organizadas!?!?

Mas, onde conseguir estas preciosidades?  Na Prefeitura de cada Arrondissement ou em locais de interesse turístico, que apresentam folders e livretos diversos. Este, eu o peguei no Hôtel de Ville.  No 1º arr., também costumo encontrá-lo e farta programação da estação, na Église Saint-Germain-l'Auxerrois (atrás do Louvre).

 
Iolanda Lopes de Abreu