terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Você não vai, há muito tempo? - I -

Você faz parte daquele grupo que só foi a Paris uma vez, em excursão (ou seja, "conheceu" o Louvre, a Tour Eiffel, o Arc de Triomphe/Champs Elysées, a Notre Dame e deu uma  voltinha de bateau pelo rio Sena) ou do grupo que não vai a Paris, há muito tempo, e vive a dizer ah, o metrô é muito sujo, feio, não tem elevador para deficientes etc.?
Dê uma olhadinha nas seções de fotos de estações do Métro, que passo a postar, a partir de hoje, e volte à Cidade de maior glamour no Mundo, onde o amor está no ar, para vê-la com outros olhos, em suas novas vestimentas, e encante-se com o "remake". 

Quando você adentrar na estação Arts et Métiers - Linhas 3 (verde) ou 11 (marrom) do Métro, que está totalmente remodelada, descobrirá  um tesouro original que é um  luxo só.

Assim, o Nautilus FR F. Schuiten transforma a estação "Arts et Métiers" em submarino e nos convida a mergulhar no universo de Júlio Verne.  François Schuiten foi o responsável pelo projeto e, sua concepção.
A abóbada e as paredes abauladas são compostas por placas de cobre rebitadas umas às outras, com uma série de pequenas vigias abertas para cenografias pequenas.



Apesar de gerar atmosfera quase intemporal, o projeto revela  inovação no uso de materiais, técnicas de fixação e proteção. A cor de cobre causa um certo impacto ao passageiro e os objetos aplicados sobre os muros são do Musée des Arts et Métiers.

Nota: Apoio em centralblogs.com.br .
***************

Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no coração dos insensatos. Ec. 7:9


Iolanda Lopes de Abreu