domingo, 19 de fevereiro de 2012

Pétanque - este é o jogo.

Não é raro ver-se jogando, aqui e ali, em Paris (e em toda a França), tanto pessoas de idade quanto jovens, sem falar nos de meia idade, em lugares onde haja areia, um jogo interessante que atrai a atenção dos passantes - a pétanque.  Eu vou parando e tentando aprender, porque lembra muito a boccia.

Petanca (em francês, pétanque) é um jogo popular tipicamente provençal, embora também muito praticado noutras regiões da França e nalgumas zonas rurais espanholas, sobretudo na Catalunha. O jogo é originário de França, da região do Midi, onde goza de grande aceitação. O seu nome provém da expressão "pés juntos" (do occitano: pès, pés + tancar, fechar). Existe uma federação que regula as competições oficiais do jogo, considerado já um desporto.
Na prática, o jogo faz-se em zonas planas e arenosas. Consiste em lançar uma série de bolas metálicas com o intuito de aproximar-se o mais possível de uma pequena bola de madeira que foi lançada anteriormente por um jogador. As bolas usadas no jogo são metálicas (não devem conter chumbo nem areia no interior) com umas estrias. O diâmetro deve situar-se entre 7 e 8 cm, enquanto que o peso oscila entre os 625 e os 800 gramas.  A bola pequena ou boliche (em francês: cochonnet) é de madeira e deve ter um diâmetro entre 2,5 e 3,5 cm.
Ao começar o jogo, lança-se o boliche. Depois, cada jogador lança, na sua vez, três bolas na modalidade individual ou duas se o jogo é por equipes. Os lançamentos podem ser de três tipos: de aproximação ao boliche; de "tiro", para tentar afastar uma bola de um oponente, acertando-lhe; e de "empurrar", fazendo rodar a bola para aproximá-la mais um pouco ao boliche ou para afastar uma bola do outro jogador ou equipe. Cada bola que, uma vez concluída a partida, se encontre mais próxima do boliche que as dos adversários conta como um ponto. Ganha o jogador ou a equipe que chegue primeiro a marcar treze pontos.

Obs.: Fonte - Wikipédia.


"Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas foi Deus." Hebreus 3:4.

Iolanda Lopes de Abreu