quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Carnaval em Paris.

Aqui estou eu, em Foz do Iguaçu, revendo amigos, fazendo umas  comprinhas, apreciando uma infinidade de belezas naturais e, como não poderia deixar de fazer, comendo do bom e do melhor, como só o paranaense sabe preparar.

Carnaval de Paris é um evento cultural da cidade de Paris, França, que ocorre depois da Fête des Fous e tem sido um dos principais festivais da Europa desde o século XVI. A burguesia parisiense passou a patrocinar os maiores bailes a fantasia da temporada e surgiu a noção de mistura entre as classes sociais. Os donos do poder parisiense rapidamente perceberam os prazeres e as lucrativas negociações que poderiam resultar das festas carnavalescas - escreveu Felipe Ferreira.

O Carnaval Parisiense tem uma história muito longa na capital francesa. Nicolas de Baye escreveu em seu diário em 1411:O poder de permanência do Carnaval de Paris, os elementos que a tornaram uma instituição ao longo de séculos, é baseado em uma tradição ininterrupta de "festivo e sociedades de carnaval" (o equivalente a escola de samba no Rio de Janeiro ou o krewe da festa Mardi Gras de Nova Orleans) e da participação organizada de determinados grupos cívicos, empresas e sindicatos. O papel central da classe trabalhadora é ilustrada, por exemplo, um poema anônimo do século XVIII.

Os trabalhadores tinham um papel central nas celebrações. O que é menos conhecido é o fato de o carnaval da capital francesa ser a festa da polícia de Paris. Durante o século XIX, o envolvimento dos açougueiros, lavadores, comerciantes e alunos tornaram-se essenciais para a animação do Carnaval.

No entanto, o Carnaval de Paris, foi esquecido durante quarenta anos, desde o início dos anos 1950 até 1993.  Ainda hoje, muitos parisienses não sabem que o carnaval ainda existe. Eles também ignoram, na celebração do carnaval, o aparecimento de certos personagens, os estereótipos, com trajes distintos que aparecem a cada ano, e que há uma série de piadas de carnaval tradicional.  Verdadeiramente "piadas velhas" que sobreviveram desde há muito tempo, no século XVII. Durante os anos de 1950 a 1993, a expressão "Carnaval de Paris" foi raramente falada.

Obs:  Transcrito da Wikipedia.

****************************

"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas."  Apoc. 3:13

Iolanda Lopes de Abreu