quinta-feira, 26 de abril de 2012

Château de Vincennes - IV

Como outros palácios mais importantes, O Castelo de Vincennes teve origem num pavilhão de caça mandado erguer por Luís VII, cerca de 1150, na floresta de Vincennes. No século XIII, Felipe II e Luís IX edificaram uma mansão substancialmente maior. Foi de Vincennes que Luís IX partiu para uma cruzadaA de onde não regressaria. Ao longo da Idade Média, Vincennes foi mais que uma fortaleza militar: FEeipe III (em 1274) e Felipe IV (em 1322) casaram-se ambos aqui e três monarcas do século XIV nasceram neste palácio: Luís X (1316), Felipe V (1322) e Carlos IV (1328).  As relíquias da Coroa de Espinhos foram conservadas temporariamente em Vincennes enquanto a Sainte Chapelle de Paris era preparada para recebê-las. Uma nova capela foi edificada dentro da cerca do castelo para receber um fragmento da relíquia que ficou em Vincennes, a qual ainda se mantém.




Vocês estão vendo este céu de um azul maravilhoso?  Pois é - abril de 2011, em plena primavera.  Deliciei-me com 20 dias de muita beleza, clima agradável e, algumas vezes, até um calor surpreendente.  Depois, não houve verão.  O mesmo voltou a ocorrer no outono e eu curti dias maravilhosos.  Agora, em 2012, está é um chororô sem fim, neste mês de abril.  Não pára de chover - e todo tipo de chuva.  Estou mais é gostando e torcendo para que chova em maio, em junho e em julho, para, quando chegar agosto, eu encontrar o verão com dias tais como estes e desfrutar de Paris Plage.  Ah, Mon Dieu!
Antiga inscrição  (placa maior) encontrada no muro do donjon, destruído em 28/2/1791
e restabelecido neste lugar em 1912, pela Sociedade dos Amigos de Vincennes.
Cerca de 1337, Felipe VI decidiu fortificar o local, construindo uma torre de menagem a Oeste do Palácio. Com os seus 52 metros de altura, é a mais importante fortificação medieval da Europa. O perímetro monumental, que se desenvolve por mais de um quilómetro (330 m por 175 m), flanqueado por três portas e seis torres de 42 metros de altura, foi edificado pelos Valois, duas gerações mais tarde, cerca de 1410. Os seus fossos são alimentados pelo riacho de Montreuil, que desce o planalto de Montreuil-sous-Bois. O excedente dirige-se em seguida em direção a Paris e deságua no lago de Saint-Mandé.

Um grande quadro na entrada do donjon mostra a circulação por ele.









Bem, por hoje, é só.  Continuarei amanhã.

Fonte: Textos transcritos da Wikipedia.

Iolanda Lopes de Abreu