sábado, 28 de abril de 2012

Château de Vincennes - VI



Abandonado no século XVIII, o palácio veio a servir de local para a manufatura de Porcelana de Vincennes, precursora da Manufactura Nacional de Sèvres, e, mais tarde, de prisão do Estado. O Marquês de Sade, Mirabeau e Diderot foram ali presos.
Em 1796, o palácio foi convertido em arsenal, abrigando depois a seção histórica do exército. Em 1804, o Duque d'Enghien foi fuzilado no fosso do palácio.
Nomeado governador do palácio por Napoleão, o general Pierre Daumesnil defendeu-o com perseverança durante a ocupação de Paris, pelas tropas russas e prussianas, em 1815. Estes últimos, que queriam tomar conta do arsenal do palácio, bateram-se contra a intransigência do general. Com menos de 200 homens, este resistiu, apesar das pressões e das tentativas de corrupção, no centro do forte, durante mais de cinco meses. Acabou por capitular sob a ordem de Luís XVIII e por sair da fortaleza com a bandeira tricolor.








O Castelo de Vincennes atualmenteestá sob a alçada de dois ministérios: do Ministério da Cultura, por ser um monumento histórico e do Ministério da Defesa, pois alberga o Serviço Histórico da Defesa. A partir de 1988, foi empreendido um vasto programa de renovação. Os importantes trabalhos na torre de menagem terminaram em 2007, depois de uma consolidação geral da estrutura. No mesmo ano, os Apartamentos Reais foram reabertos ao público.
Fonte: Wikipédia

Iolanda Lopes de Abreu