domingo, 29 de abril de 2012

Château de Vincennes - VII

O parque foi reestruturado no século XIX ao gosto dos jardins ingleses. Napoleão III confiou a Viollet-le-Duc o restauro da Capela e da Torre de Menagem e legou administrativamente os 9,95 quilômetros quadrados do Bosque de Vincennes à Cidade de Paris.
No dia 15 de outubro de 1917, foi a vez de Mata Hari ser fuzilada por espionagem nos fossos da fortaleza de Vincennes. O Château de Vincennes serviu igualmente de efémero quartel general ao Estado Maior General de Maurice Gamelin, no cargo de defesa da França contra a invasão alemã de 1940. No dia 20 de agosto de 1944 houve 30 fuzilamentos pelas forças nazis.
Em 1964, Charles de Gaulle, então Presidente da República, sonhou deixar o Palácio do Eliseu, que ele julgava demasiadamente encravado em Paris, sem perspectiva sobre a capital e sem acessos prestigiosos para acolher o chefe de estado. Ele escolheu, então, o Castelo de Vincennes para se tornar o novo palácio presidencial. A operação seria deixada nos arquivos devido a outras prioridades.





Fonte: Texto transcrito da Wikipédia

Iolanda Lopes de Abreu