segunda-feira, 25 de junho de 2012

As colinas de Paris

A belíssima Paris, com 105km², é uma cidade prevalentemente plana, daí a apresentação dos meus roteiros incluindo incontáveis locais a serem conhecidos num só dfia, haja vista que as caminhadas são todas consideradas leves, podendo ser feitas sem grande desgaste físico.

Tendo o rio Sena a dividi-la em rive gauche e rive droit,  como já enfoquei algumas vezes, a Cidade Luz apresenta várias formações isoladas de gispsita, que são as pequenas colinas, num total de nove, conforme cito a seguir, com suas respectivas altitudes.

Na margem direita, o ponto mais alto:  Montmatre, com 131 m de altitude, sendo que o ponto culminante é o Cemitério do Calvário; depois, vem Beleville, com 128,5m, tendo como ponto culminante a Rue du Telegraphe; em seguida, Ménilmontant, com 108m de altitude; Buttes-Chaumont vem logo depois, com 103m; segue-se com outra elevação já bem mais baixa, Passy, com 71m e, depois, Chaillot, com 67m.

Na margem esquerda, o ponto mais alto: Montparnasse, com 66m, seguindo-se a Butte-aux-Calles, com 66m de altitude e, finalmente, a Montagne Sainte-Geneviève, com 61m.

Altas?  Que nada!  Vejam a mais alta colina, logo ali atrás da estação do
Métro Anvers - é, isto  mesmo, onde está a Sacré Coeur.
Iolanda Lopes de Abreu