sábado, 18 de agosto de 2012

Retornando de uma passeio a Giverny.

O calor, hoje, por volta das 13h, era tão insuportável em Paris, que resolvi dar uma relaxada nos belíssimos Jardins de Monet, em Giverny.  Depois, darei detalhes sobre tudo, mas não posso deixar de destacar um fato inusitado que ocorreu, no retorno do passeio.
O trem já chegou com pequeno atraso à estação de Vernon, o que me causou estranheza, dada a pontualidade "britânica" dos trens franceses, mas, deve ter sido o calor ocasionando maior lentidão nas máquinas do comboio.
Quando o trem acessou a estação de Rosny sur Seine, após ter deslizado pelos trilhos, por 20min., empacou.  O ar refrigerado da composição em que estava, não dava vazão, pois os passageiros, impacientes, iam e vinham, fazendo com que a porta se abrisse a todo instante. 
Eu dormia e acordava e, nada.  De repente, percebi que se aproximavam duas meninas, servindo água aos passageiros (estado de guerra, ou seja, um mesmo copo passava de mãos em mãos, ávidas para compartilharem o precioso líquido).  Mais atrás, vinha um rapaz que oferecia um vaporizador a todos nós, para nos refazermos da quentura do dia.
Como me encontrava num torpor terrível, devido ao cansaço, à sede e ao calor, demorei para perceber que aquelas gentis criaturas iam à sua casa, no outro lado da estação, no nº 27 Bis da Rue du Midi e voltavam ao trem, em nosso socorro, trazendo garrafas e garrafas cheias de água fresquinha, e sempre com um sorriso nos lábios.
O gesto de solidariedade não parava aí, pois a mãe deles e uma outra senhorita, mais duas crianças, ainda pequenas, ajudavam a encher as garrafas vazias que os passageiros portavam e iam levá-las nos diversos vagões.
Refeita da sede, fiz questão de fotografar os nosso "anfitriões", que, sempre sorridentes e não satisfeitos com a boa ação, apareceram, ao final, trazendo uma grande bacia com melancia fatiada que ofereceram a todos.  É crível uma coisa destas?  Belos gestos!






Iolanda Lopes de Abreu




Hôtel de Ville e Paris Plages

Já mencionei, em post anterior, que a Place de l'Hôtel de Ville (anteriormente chamada Place de Greve) é sempre palco de algum evento.  E não é que o Hôtel de Ville vem tendo uma participação marcante no Paris Plages?  Confira nas fotos.



 
Iokanda Lopes de Abreu