sábado, 27 de abril de 2013

Esclarecimentos sobre o Concurso - Baguette Tradition.

Eis aí o vencedor do concurso de melhor baguette tradition, no ano de 2013.

crédits : Mairie de Paris/Lucile Pescadere
 
 
 
Voltando a falar do concurso, vou transcrever uns esclarecimentos que encontrei em paris.fr:
O júri (que desta vez incluiu 10 internautas sorteados entre 1000 que se inscreveram para terem participação), testou 151 baguettes de candidatos diferentes, observando cinco critérios: cozimento, sabor, migalha, cheiro e aparência.
Todos os artesãos de padarias da Cidade Luz foram convidados a participar.
Para ganhar o grande prêmio (4.000 euros), cada produto apresentado deveria medir entre 55cm e 65cm, com peso entre 250 gramas e 300 gramas e ter um teor de sal a um nível de 18 gramas por quilo de farinha.
203 baguettes foram arquivadas no início da tarde; 52 foram eliminadas porque os responsáveis por elas não haviam observado os critérios de tamanho e peso.
O padeiro artesão vencedor é um tunisiano, que deixou seu país há 15 anos para aprender o ofício na França, com seu irmão, tendo declarado que era "um verdadeiro orgulho para a Tunísia ter sido o seu produto eleito A MELHOR BAGUETTE DE PARIS".
Conforme citei no post sobre o concurso do ano passado, um dos prêmios do concurso é servir o Elysée durante um ano, o que o vencedor considerou uma grande honra, declarando estar curioso em saber o que o Presidente vai achar dos seus pãezinhos.
E Ridha Khadher ainda explicou que a fabricação da sua baguette tradição é um trabalho de verdadeiro artesão, revelando seu segredo:  trabalha a massa à mão e a deixa, depois de trabalhada, descansar durante a noite, esclarecendo que levou três anos para desenvolver sua receita.
Quando perguntado se tinha planos para o futuro, com o prêmio de € 4.000, Ridha declarou que gostaria de abrir uma segunda padaria, mas no momento, preferia focar em seus clientes atuais, garantindo que a qualidade do seu pão permaneça inalterada.
 
Fonte: paris.fr
 
Iolanda Lopes de Abreu