terça-feira, 22 de outubro de 2013

Rodin e Mme. Claudel

François-Auguste-René Rodin, nascido em 12/11/1840, em Paris, e falecido em 17/11/1917, em Meudon, foi um escultor francês e sua obra, especializada em esculturas de bronze,  foi influenciada largamente pelo Impressionismo e pelo Simbolismo.

Sua obra mais polêmica foi "A Idade de Bronze", pois era tão perfeita que o meio artístico deitou falação sobre ter ele usado, a título de molde, um modelo vivo.

A "Porta do Inferno" resultou de uma encomenda feita a Rodim para constituir-se numa imensa porta de bronze para o Museu de Artes Decorativas de Paris. O tema - a "Divina Comédia" - perdeu seu rumo, uma vez que ele se remeteu a outras abordagens: paixões humanas e morte e o trabalho, depois de anos, resultou inacabado, pois veio a falecer.

A escultora Camile Claudel, passou a ser sua aluna e, depois, assistente e a autoria de suas obras confundia-se com as do grande artista, tal a semelhança.  Rompendo as amarras com os moldes da sociedade da época e contrariando sua família, tornou-se companheira de Rodin.  Findo o relacionamento, que durou quinze anos, ela caiu em depressão e seu irmão internou-a, então, num manicômio, de onde jamais saiu.

Iolanda Lopes de Abreu