terça-feira, 11 de março de 2014

Os nomes das estações de Metrô de Paris - XIV

Linha 14 

St. Lazare - Olimpiades


Não é que esta estratégia (de explorar Paris "feito minhoca") apresentada ao início da seção - Os nomes das estações de Metrô de Paris - deu certo? Pois é, agora, a temperatura começa a melhorar e já dá para "bater perna" ao ar livre. Espero que gostem de colocar a cabeça para fora, desembarcando em cada paradinha do metrô, para descobrirem o que há no entorno de cada estação. Continuo contando com a colaboração dos(as) Amigos(as) para completar as lacunas que ficaram com interrogação, dos nomes cuja origem desconheço.  Na próxima ida a Paris, tentarei detalhamentos nas Mairies.  


Gare de Lyon - Referência a uma das maiores cidades francesas - Lião, Lion, Lyon.

Cour St. Emilion - A Cours St. Émilion foi um dos mais importantes centros de comércio de vinho, entre o séc. XVIII e início do XX.  O nome St. Émilion tem origem nos vinhos que chegavam da região de Saint Émilion, em Bordeaux.

Bibliothèque François Mitterrand - Dá acesso à imensa biblioteca que recebeu o nome do ex-presidente da França, François Maurice Adrien Marie Mitterrand.

Olympiades - Recedeu esse nome em função da grande área de torres residenciais conhecidas como Les Olympiades e que estão em intenso crescimento no 13º arr.

Fontes:  As postagens sobre as estações foram resultados também de bastante pesquisa, destacando a colaboração da Wikipedia que foi inestimável.


Iolanda Lopes de Abreu





Nenhum comentário: