sábado, 15 de novembro de 2014

Le 13º arrondissement - IV

Agora, vamos ao que ver, visitar e curtir no 13º ème:
Inicio pela Gare d'Austerlitz, que está em reforma, que só deverá terminar em 2020.    Esta é uma das seis grandes estações ferroviárias de Paris.  Operavam aqui os trens-hotéis (Trens Hotéis Elipsos) que faziam a ligação Paris-Madri-Barcelona, com viagens noturnas, mas que foram extintos com a chegada do TGV em 2013.
Construída em 1840, foi chamada originariamente Gare d'Orleans, fazendo a linha Paris-Orleans.  As linhas 5 e 10 do Métro têm parada ali e é muito interessante, quando num vagão da linha 5, você percebe, vindo da estação Bastille, que vai entrar na Gare, atravessando o estiloso prédio, após cruzar o Sena, ou, saindo da Gare d'Austerlitz, você "parece ser ejetado do prédio", para cruzar o rio, chegando à Bastille.
Gosto de saltar na Gare e explorar a área.
1.  Para a esquerda, da saída lateral, o imponente complexo do Hospital Pitiê de la Salpetrière.
2.  Em frente, ainda saindo pela lateral, o Museu Nacional de História Natural, o Jardim das Plantas e um Jardim Zoológico (Menagerie) muito bem cuidado.
3.  Saindo pela frente da Gare, pare para observar a beleza da sua construção; caminhe até à margem do Sena e observe o movimento local.  À esquerda, a Pont d'Austerlitz e, à direita, a Pont de Gaulle.

Iolanda Lopes de Abreu

Um comentário:

Vilma Freire disse...

Oi Iolanda, forçada pelas circunstâncias (Laura fazendo doutorado em Iowa City/USA), estou tentando me entender com o computador.
Com a ajuda de Francisco José, tenho acompanhado seus passeios e apreciado as fotos. Hoje segui o link para o seu blog (ele disse que eu fiz isso), e apreciei seus comentários sobre Paris.
Quando vier ao Rio me telefona, estou com saudades.
Beijos da amiga Vilma Freire.