sábado, 16 de agosto de 2014

Medalha Fields é de um franco-brasileiro.

crédits : Mairie de Paris

A Medalha Fields, prêmio famoso em Matemática, foi concedida este ano para Artur Avila, um franco-brasileiro de 35 anos, pesquisador de matemática em uma universidade na capital.
O Congresso Internacional de Matemáticos anunciou, terça-feira, dia 12 de agosto de 2014, quais foram  os quatro vencedores da Medalha Fields, de grande prestígio, incluindo um franco-brasileiro, Artur Avila.  Este matemático de 35 anos nasceu no Rio de Janeiro (Brasil), e é diretor de pesquisa do CNRS, da Universidade Paris Diderot.
Artur Avila juntou-se aos doze franceses vencedores que receberam esta medalha, tornando a França uma das nações mais frequentemente reconhecidas por suas pesquisas e pelos avanços no campo da Matemática.

Paris, cidade atraente para a investigação
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, elogiou o pesquisador, lembrando o apelo da cidade de Paris e das suas universidades para a pesquisa científica.
"Esta medalha premia o talento deste jovem cientista que, por sua dupla cidadania, francesa e brasileira, incorpora o novo mundo da ciência e reflete a atratividade intelectual de Paris, internacionalmente. Além disso, todas as instituições francesas e parisienses são honradas, confirmando assim o dinamismo da França, e de  Paris, em particular, no campo da Matemática. "

Fonte Paris.fr
Iolanda Lopes de Abreu