quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Jornadas do Patrimônio 2014

Trata-se, como já postei, em anos anteriores, de um evento cultural de primeira importância, realizado no mês de setembro, em quase toda a Europa,  As Jornadas do Patrimônio  permitem o acesso gratuito durante um único fim de semana (sábado e domingo), dias 20 e 21 de setembro, a monumentos históricos conhecidos ou insólitos. París oferece una grande diversidade de passeios e descobrimentos.

O tema deste ano é "Patrimônio cultural, patrimônio natural", incentivando todos a conhecerem os vínculos existentes entre o patrimônio e o meio-ambiente ao seu redor, seja ele mineral, vegetal, urbano, litoral ou campestre.

Acorde bem cedo e não queira abraçar o mundo com as pernas.  As filas são grandes e a espera para acessar o local de sua escolha é, muitas das vezes, cansativa.

Duas sugestões, uma para primeira opção de cada dia, porque são novidades:
1ª     O Museu Pablo Picasso, que, finalmente em outubro, reabrirá suas portas, depois de longos anos fechado para reformas.   Atente para o fato de que os salões ainda não estarão com todas as obras expostas.
2ª   O Cárcel de la Santé, única prisão da capital, que data de 1867 e se encontra em obras, quase totalmente, portanto, sem presos.  Visita guiada.


Iolanda Lopes de Abreu