sábado, 25 de outubro de 2014

Ainda, a Sainte Chapelle.


Quando você chega à Sainte Chapelle, vindo do Quai de l'Horloge, na Île de la Cité, após passar pela entrada principal do Palais de Justice, fica meio intrigada(o) com a localização de prédio tão espetacular, encravado ali, por detrás do acesso super controlado pela gendarmeria, tanto de visitantes para a igreja, quanto de advogados, funcionários do judiciário, pessoas do povo, para o Palácio da Justiça, quase sempre parcialmente coberta por telas de proteção (difícil não a encontrar passando por obras de restauração e conservação).  Ela fazia parte do Palais de la Cité, que não mais existe.
Foi  construída por Luís IX (depois canonizado São Luís), no século XIII, tendo sido projetada em 1241. Sua obra foi iniciada em 1246 e foi concluída muito rapidamente, sendo consagrada em abril de 1248.  O palácio foi construído por Philippe Auguste e serviu, até 1417,  de habitação para os reis da França. A capela e uma parte da torre Bombec são os únicos elementos conservados dessa época.
  

 A Sainte-Chapelle é composta por dois andares, de alturas diferentes. O andar de baixo é conhecido como Chapelle Basse e servia de paróquia do Palais de la Cité, aberta aos soldados e serviçais do rei, assim como aos cortesãos que ali viviam.
Interior da Capela Baixa.
                                                                                                                  
O andar de cima, a Chapelle Haute, ficava no mesmo nível dos apartamentos reais e era onde eram guardadas as relíquias adquiridas pela família real. Somente o rei, a família real e os convidados especiais tinham acesso a ela.
Sacada da Capela Alta.

Iolanda Lopes de Abreu