terça-feira, 18 de novembro de 2014

Le 13º arrondissement - V

Você poderá fazer uma caminhada pelo Bd. de l'Hôpital, reconhecendo o entorno além do Hospital Pitiê, chegando â Place d'Italie.  Acho que tudo aqui é muito funcional.
Em frente à bem cuidada praça, o imponente prédio da Mairie du 13ème.  Entre, sirva-se de folders super interessantes (raros durante as férias de julho).  
Do outro lado da praça. um shopping com lojas âncoras muito conhecidas, inclusive a Printemps.
Saindo do shopping e caminhando para a direita, entrando pela Avenue d'Italie, encontrará um fantástico Carrefour (para mim, o melhor de Paris).
Quase em frente ao mercado, um hotel da Rede Ibis.  O comércio é variadíssimo, na área.
Continuando a descer a avenida, você chegará à Rue de Tolbiac.  Para a direita, nesta rua, o bairro chinês - uma loucura!  Mas eu sugiro que atravesse a rua e embarque no ônibus 89 e desembarque no ponto final - Bibliothèque François Miterrand.
Há uma variedade enorme de Restaurantes e Boulangeries neste arron-dissement.  Farmácias, então, com seus relógios verdes frontais, indicando hora e temperatura, são incontáveis.  Feiras livres (os espetaculares marchés) são muitas, mas destaco a da Avenue d'Italie (aberta), Marché Maison Blanche,  que se realiza toda quinta-feira, das 7h à 14h 30min e aos domingos, de 7h às 15h.

Iolanda Lopes de Abreu