sábado, 19 de setembro de 2015

Jornadas Européias do Patrimônio - Parte I

Iniciamos o dia, indo ao Marché Saint Honoré, na Place du Marché Saint Honoré, pertinho da Ópera de Paris - mercado aberto, para gente de fino trato. 





Chegou a tão esperada edição do ano de 2015, das "Journées Européenes du Patrimoine".  O tema?  Patrimoine du XXIe siècle, une histoire d'avenir.

Se tive dificuldade em acessar, do Brasil, a programação para estes  dois dias em que lugares especiais da Europa, e, no caso, Paris, abrem suas portas para o ingresso gratuito de visitantes, ao chegar ao local da primeira visita elencada na minha lista, tive uma surpresa: entregavam aos que entravam, um caderno muito bem elaborado dos estabelecimentos disponibilizados para visitação e seus respectivos endereços.

Qual foi a minha primeira escolha?  Não poderia ter sido outra, senão o Hôtel de Ville.  Um luxo.  Visita super organizada, sem retenção de visitantes, por muito tempo, nas filas...  As fotos falam por si, do meu interesse em conhecê-lo:






Saindo dali, e tendo escolhido também, para visitar, o Senado, resolvi ir subindo, com Aparecida, em direção ao Jardin de Luxembourg, quando nossa caminhada foi interrompida pela Techno Parade - uma verdadeira loooooooooo-oooucura!  Dez caminhões enoooooooooooooormes de som, para animar uma juventude que surgia de todo lado, pulando, cantando e berrando.




Conseguindo furar caminho entre a multidão, alcançamos nosso objetivo: entrar naquele prédio tão importante e imponente.  Não perdemos muito tempo para entrar, porque as filas, pela Rue de Vaugirard não estavam tão grandes  Saí de lá com o queixo caído.  Muita água foi disponibilizada para todos.



Desencontrei-me da Aparecida, na saída, porque ela, cansada, resolveu não acompanhar o fluxo dos visitantes e ficou aguardando em local que julgava ser de saída, mas não era.  Foi um bom teste, pois ela conseguiu chegar, com facilidade, à Rue Henri Barbusse, em Mairie de Lilás.

Iolanda Lopes de Abreu




Nenhum comentário: