sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Le Jardin des Plantes

Iniciamos o dia, indo ao Jardin des Plantes, pertinho da Gare d'Austerlitz, afinal, não poderia estar em Paris sem conferir as belezuras do local, como faço todas as vezes que venho à Cidade Luz, que poderia também ser chamada de Cidade Flor.







Apesar da estação das flores já ter se despedido há bastante tempo, ainda há muito o que ver e com o que se encantar.  Confiram, Amigos(as).




Saindo dali, fomos a Les Docks - Cité de la Mode et du Designe - 32, Quay D'Austerlitz (imenso complexo - 15.000m² nas docas, à beira do Sena, com restaurantes, que reúne exposiçõs, aulas, cursos, eventos, workshops etc.), um projeto mega arrojado do escritório ultracontemporâneo de Jakob - MacFarlane. 



Em seguida, pegamos um ônibus em direção aos Grands Boulevards e entrei com Aparecida numa das muitas "Passagens Cobertas" de Paris, a Passage des Panoramas, para que ela visse no que se transformaram nos dias de hoje.





Após almoçarmos, fomos à Vérrerie des Halles -  15, Rue du Louvre, no 1º arr. para eu sondar preço de uma novidade nas tables parisiennes.

Seguimos, de ônibus, para Bercy.  A Arena ainda está em obra, mas atraves-samos uma parte do Parque, para alcançarmos a Passarelle Simone Beauvoir, que percorremos até o seu final, no parvis da Biblioteca François Mitterand.

Arena de Bercy.


Pasarelle Simone Beauvoir, de 304m de comprimento e 12 m de altura, exclusiva
para pedestres e ciclistas.
Da passarela, vê-se a Piscina Flotant Josephine Baker e o Batofar.

Piscina Flotant Josephine Bacher - nome artístico de Freda Josephine Macdonald, célebre cantora e dançarina norte-americana, naturalizada francesa em 1937 e conhecida pelos apelidos de Vênus Negra, Pérola Negra e Deusa Crioula.

Le Batofar  (barco vermelho ao fundo), de 1952, que hoje serve
de restaurante e casa de espetáculos;
Passando por uma feirinha, onde compramos deliciosos salsichóes e batatas assadas,


chegamos à Fonte d'água petilant da Rua Nova Tolbiac - maravilha!!! - quando aproveitei para encher umas garrafas que tinha levado.



Pegamos o ônibus 62 e percorremos toda a Rua Tolbiac e a Rua d'Alésia, saltando na estação Plaisance, para retornarmos, de metrô, para casa.

Iolanda Lopes de Abreu


Nenhum comentário: