terça-feira, 22 de setembro de 2015

Via Triunfal.

Depois do dia ensolaradíssimo de ontem, tivemos novamente muita chuva. Programei para hoje, o que eu chamo de "Via Triunfal".  Amo fazer este trajeto, a pé.

Uma vez que já havíamos estado na Notre Dame e no Hôtel Dieu, resolvi começar o nosso glorioso passeio pela Espetacular Tour Saint Jacques.


Atravessamos o Rio Sena e entramos na Ile de la Cité pela Conciergerie.  



Lógico que demos uma paradinha para fotografar o espetacular relógio localizado na testada deste prédio histórico.  Ali foi instalado o primeiro relógio público da cidade. 



Compramos um combo - €13,50, que nos permitiria acessar a Conciergerie e a Sainte-Chapelle (eu já dei, anteriormente, a dica deste pulo do gato:  comprar o combo, visitar a Conciergerie e, depois, a Sainte-Chapelle, onde se tem entrada prioritária, sem enfrentar aquelas imensas filas, porque, afinal, já se perdeu tempo na primeira fila, sempre pequena). 

A Conciergerie é o vestígio principal do antigo Palácio da Cidade, que foi resi-dência e sede do poder real francês do século X ao século XIV.  Aqui ficou presa a Rainha Maria Antonieta, até ser levada para a guilhotina.


A Sainte-Chapelle possui dois santuários superpostos: a Capela Baixa e a Capela Superior, esta, com seus magníficos vitrais, os mais bonitos do Mundo.


Passamos pelo Palácio da Justiça.


  


Em seguida, atravessamos pela Place Dauphine (dos Advogados).  Neste mo-mento, começou a chover muito forte.


Acessamos a Ponte Neuf (a mais antiga ponte sobre o Rio Sena), onde está a estátua de Henrique IV a cavalo.


Então, o céu escureceu totalmente e desabou um temporal.  Abrigamo-nos no Cafe du Pont Neuf - 14 Quai du Louvre - ao lado da Samaritaine (que ainda está em obras).   Aproveitei para saborear um delicioso croque monsieur (típico sanduíche francês) e um chocolate quente.

Amainando um pouco a chuva, caminhamos sob as arcadas da Rue de Rivoli, entrando, depois, no Carroussel du Louvre, para almoçar num dos Restaurantes du Monde (preços agora exorbitantes).



Aparecida, que queria visitar o Louvre, acabou frustrada, porque o Museu estava fechado.  Descemos o Jardin des Tuilleries

Arco do Triunfo do Carrossel



e chegamos à Place da La Concorde.  Comi com prazer (prazer que agora está hiper caro - 5 euros) um delicioso crepe de nutela com banana.


Uma outra sessão de chuva forte ameaçando estragar nossa caminhada triunfal, fêz-nos embarcar no ônibus 42, para rodar, sem destino, pela cidade, antes de voltarmos para casa.


Iolanda Lopes de Abreu