sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Tours - a entrada para as cidades dos Castelos do Vale do Luar.

Levantei-me (Aparecida preferiu ficar em casa) muito cedo, para estar na Gare de Montparnasse bem a tempo de embarcar para St. Pierre de Corps, às 8h46min.  O bilhete, nesta viagem, tem de ser compostado antes do embarque.

A atenção tem de ser redobrada, porque eu tinha o número do vagão, mas meu assento era de livre escolha, o que significa dizer (parece fácil, mas não é) que qualquer assento vago desde que não tenha número, pode ser ocupado pelo passageiro.

Uma vez que parecia que todo mundo estava indo para Tours, quase sobrei em pé, mas dei um jeitinho...  Chega-se a St. Pierre de Corps  e passa-se para um outro trem, que logo chega à estação e sai após 7 minutos, conforme indicado na passagem e nos deixa em Tours, cinco minutos depois.

Só a estação de trens de Tours (onde passa o rio de la Loire, já vale a viagem, caríssima, por sinal - 116 euros, ida, e volta para Paris.  Bem, eu li tantas informações sobre Tours, que dispensei folheto/guia e saí circulando a pé, somente parando para o almoço.


Iolanda Lopes de Abreu