quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Treking por Paris - são tantas emoções...

Mais um dia lindo!  Deus tem sido muito bom para conosco.  Tem-se a impresão, sempre, de que a temperatura está muito baixa, mas é o vento provocando uma sensação térmica desagradável, pela manhã, cedo.  Depois, damos espaço para a operação cebola, típica nesta época do ano, aqui na Cidade Luz.  Saímos de casa com superposições de blusas e agasalhos e depois,...

Hoje, concentramos nossa caminhada no 5º arrondissement e estivemos, pela ordem, nas Arenas de Lutèce.

Depois, andamos pela Rue Monge, até à Rue Leiperce, a qual tomamos, até à Place de la Contrescape.  Entramos num Carrefour ali existente e compramos sanduíches, sucos e barras de chocolate, para almoçar à parisienne, apro-veitando o sol. 

A seguir, entramos na Rue Mouffetard, La Mouffe, para os íntimos, e descemos até a Eglise de Saint-Médard.  Sentamos num dos bancos da pracinha da Igreja e "piquinicamos".

Saindo dali, fomos até a Rue de Gobelins, para que Aparecida visse a faixada da famosa tapeçaria e ouvisse um pouco da história dos gobelins, contada por mim, eis que já realizara, anteriormente, uma visita guiada.

Depois, embarcamos no bus 83 e saltamos próximo à Praçam da Fonte dos Quatro Continentes (o artista esqueceu-se do 5º).

Seguimos até o Jardim de Luxembourg, onde pude mostrar à Aparecida as grandes esculturas, as quadras de tênis, o parque infantil, os belos canteiros, o grande jardim, o lago, o Senado (que já visitáramos por dentro) e o pomar que está com suas pereiras carregadinhas de vistosas peras.

Dali, subimos a Rue Suflot e fomos até o Pantheón (o ingresso está custando 7,50 euros), que está todo restaurado.  O entorno tem grande prédios: a Mairie do 5º arr., a Faculdade de Direito e a Biblioteca Sainte Geneviève.

Caminhamos até à Eglise Sainte Genevieve.

Pegamos o bus que tem seu ponto final ao lado do Pantheón e desembarcamos em Sévres-Babylone, para chegarmos ao Bon Marché (grande magazin e épicerie).

Depois, fomos à Capela de Nossa Senhora Milagrosa, para a Aparecida conhecer.

Finalmente, fomos até à Nespresso, para eu comprar mais uns sleeves e, depois, retornamos para casa.

Iolanda Lopes de Abreu