sábado, 10 de outubro de 2015

Blois, uma cidade diferente.

Hoje, fui conhecer Blois e seu Castelo.
Ao chegar à Gare da cidade, comecei a ficar decepcionada, porque era a primeira que conhecia, nos arredores de Paris, sem nenhum atrativo, esmirradinha, mais parecendo estação de trem de uma das nossas cidades do interior, onde outrora havia trem circulando.


Informada de que, ao sair da Gare, bastaria "ir descendo" (fiquei confusa, num primeiro instante), para chegar ao Château, fui em frente e, logo vi a  razão da informação.    A estação está localizada no alto de uma colina, de onde se  vê a cidade lá embaixo, às margens do Rio Loire e, entre os dois pontos, o Château e o Jardim do Rei.  E foi por ali, no jardim, que começou minha babação por Blois.





Descendo uma escadaria e subindo uma pequena ladeira, cheguei ao Château. O ingresso custou 10 euros e permitiu a visita do entorno do Castelo, com uma bela visão do casario localizado logo abaixo do pátio arborizado, do Rio Loire, das salas do Rei e de outros pontos que não me atraíram muito. Uma Conferência estava sendo realizada, impedindo o acesso a um belo salão (vi pela porta entreaberta) e algumas salas estavam fechadas.








Não me agradou totalmente o Château, porque gosto mesmo é de ver mobiliário, objetos de servir à mesa, roupagens etc., tudo de época, o que não existe por lá.




Retornei num trem mais cedo, que, para surpresa minha, fêz conexão para Paris em Orleans.

Gare de Orléans




Iolanda Lopes de Abreu